Paul Di’Anno, primeiro vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden, faleceu aos 66 anos em sua residência, localizada em Salisbury, na Inglaterra. A notícia foi confirmada pela produtora Conquest Music em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21). No entanto, eles não revelaram a causa da morte.
Comunicado sobre
A produtora Conquest Music, responsável pela carreira de Di’Anno, divulgou uma nota lamentando a morte do artista.
“Em nome de sua família, a Conquest Music está triste em confirmar a morte de Paul Andrews, profissionalmente conhecido como Paul Di’Anno”.
Paul Di’Anno no Iron Maiden
Paul Andrews, adotou o nome artístico Paul Di’Anno e foi uma figura importante no início da carreira do Iron Maiden.
Ele integrou a banda de 1978 até 1981, sendo a voz que marcou os dois primeiros álbuns do grupo: Iron Maiden (1980) e Killers (1981).
Di’Anno deixou a banda logo após o lançamento de Killers devido a problemas pessoais. Logo em seguida, a banda contratou Bruce Dickinson como vocalista, que está nessa posição até hoje. O Iron Maiden se apresenta no Brasil em dezembro de 2024.
Carreira pós-Iron Maiden
Após deixar o Iron Maiden, Paul Di’Anno seguiu na carreira de canto. Ele também esteve à frente de outros grupos ao longo dos anos, como Battlezone, Killers e Rockfellas.
Além disso, este último projeto, ativo entre 2008 e 2010, contou com a participação de três músicos brasileiros: Jean Dolabella (ex-Sepultura), Marcão (ex-Charlie Brown Jr.) e Canisso (ex-Raimundos).
Problemas de saúde de Paul Di’Anno
Nos últimos anos, Paul Di’Anno passou por problemas de saúde. O cantor precisou realizar uma série de cirurgias no joelho em 2022, na Croácia, e precisou se afastar dos palcos por cerca de sete anos.
Durante esse período, uma vaquinha online foi criada para ajudar nos custos do tratamento, mas o Iron Maiden enviou o valor restante necessário para cobrir os procedimentos médicos.
Mesmo com problemas de mobilidade, que o obrigaram a se apresentar em uma cadeira de rodas, Di’Anno seguiu ativo nos últimos. Desde 2023, ele realizou mais de 100 shows ao redor do mundo.