Reestruturação

Simpar (SIMH3) anuncia fusão da Vamos (VAMO3) com Automob, para criar maior rede de concessionárias do Brasil

Reestruturação visa otimizar as operações das empresas envolvidas, promovendo uma separação clara entre o segmento de locação e o de venda de veículos

Concessionária Vamos Automob
Foto: Getty Imagens

Em um movimento significativo para o setor automotivo, a SIMPAR (SIMP3), a Vamos Concessionárias (VAMO3) e a Automob anunciaram a aprovação de uma grande reestruturação empresarial nesta quarta-feira (23).

A operação, que unirá as atividades da Vamos Concessionárias e da Automob, resultará na criação de uma nova empresa, que será listada no Novo Mercado da B3 com o nome de AUTOMOB.

A operação

A operação envolve várias etapas detalhadas, incluindo a aquisição, pela Vamos Concessionárias, de 51,29% das ações da AUTOMOB atualmente detidas pela SIMPAR, pelo valor de R$ 1 bilhão.

Além disso, a VAMOS Locação deixará de atuar no setor de concessionárias e se concentrará exclusivamente no segmento de locação de caminhões, máquinas e equipamentos, o que simplificará suas operações e tornará sua tese de investimento mais clara para os acionistas.

Após a conclusão da operação, os acionistas da VAMOS Locação e da AUTOMOB se tornarão proprietários de participações na nova empresa, que será a maior e mais diversificada rede de concessionárias do Brasil, com atuação nas vendas de veículos leves, caminhões, e equipamentos de linhas amarela e verde.

Dessa forma, a nova companhia, chamada AUTOMOB, será liderada por Antônio Barreto, atual CEO da AUTOMOB, enquanto Gustavo Couto permanecerá como CEO da VAMOS Locação.

Participação acionária

Após a fusão, a SIMPAR manterá 60,11% de participação na nova companhia (NewCo), enquanto os acionistas minoritários da VAMOS Locação, que antes detinham 35,49%, terão sua participação ampliada para 25,40%, uma melhoria de 18,75% em relação à proposta inicial.

Assim, os demais acionistas da AUTOMOB manterão 14,49%, preservando sua participação como originalmente proposto.

A reorganização

A reestruturação visa otimizar as operações das empresas envolvidas, promovendo uma separação clara entre o segmento de locação e o de venda de veículos, o que permitirá que ambas as divisões explorem novas avenidas de crescimento de forma mais eficiente.

Além disso, a nova AUTOMOB terá um portfólio altamente diversificado, consolidando marcas e serviços em diferentes segmentos automotivos, desde veículos leves até caminhões e máquinas.

Os benefícios esperados para a nova empresa incluem sinergias operacionais, maior capilaridade de mercado e escala, bem como o fortalecimento das alianças estratégicas com montadoras.

Contudo, a gestão continuará sendo independente para cada segmento, com equipes dedicadas a cada perfil de concessionária, garantindo um atendimento diferenciado para cada tipo de cliente.

Próximos passos

A princípio, a operação será submetida à aprovação dos acionistas em assembleias gerais extraordinárias agendadas para o dia 22 de novembro de 2024.

Uma vez aprovada, a Vamos Concessionárias emitirá ações e distribuirá os dividendos “in natura”, transferindo as ações da nova AUTOMOB aos acionistas da Vamos Locação.

Além disso, a Vamos Concessionárias também emitirá debêntures no valor de R$ 1 bilhão para financiar a aquisição das ações da AUTOMOB.

Após a conclusão da transação, tanto a Vamos Locação quanto a nova AUTOMOB serão listadas no Novo Mercado, com as ações da AUTOMOB passando a ser negociadas na B3 após o registro formal na CVM.