Faltando apenas quatro dias para o segundo turno das eleições municipais em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), continua na frente na disputa com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), segundo a pesquisa Quaest.
De acordo com o levantamento, divulgada nesta quarta-feira (23), Nunes tem 44% das intenções de voto, enquanto Boulos soma 35%.
Os dados mostram que a situação permanece praticamente inalterada em comparação com a pesquisa anterior, com ambos os candidatos variando dentro da margem de erro.
Nunes caiu de 45% para 44%, e Boulos subiu de 33% para 35%. Além disso, 19% dos eleitores declararam que pretendem votar em branco, nulo ou não comparecer às urnas, e 2% ainda estão indecisos.
Veja o resultado da pesquisa Quaest
- Ricardo Nunes (MDB) – 44% (anteriormente era 45%);
- Guilherme Boulos (PSOL) – 35% (anteriormente era 33%);
- Branco ou nulo – 19% (sem alterações)
- Indecisos – 3% (anteriormente era 2%)
Pesquisa espontânea Quaest
Na pesquisa espontânea da Quaest, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Nunes lidera com 36% das intenções de voto, enquanto Boulos tem 28%, uma diferença de 8 pontos percentuais.
Em comparação com a pesquisa anterior, Nunes oscilou negativamente 2 pontos percentuais (de 38% para 36%) e Boulos variou 1 ponto percentual para baixo (de 29% para 28%).
Resultado pesquisa espontânea
- Ricardo Nunes (MDB) – 36% (anteriormente era 38%)
- Guilherme Boulos (PSOL) – 29% (anteriormente 28%)
Mudança de eleitores
O levantamento da Quaest também destaca uma transferência de votos dos eleitores de candidatos que não passaram para o segundo turno.
Boulos conseguiu aumentar seu apoio entre os eleitores que votaram na deputada federal Tabata Amaral (PSB) no primeiro turno, passando de 54% para 62%.
Por outro lado, Nunes ampliou seu apoio entre os apoiadores do empresário Pablo Marçal (PRTB), subindo de 74% para 79%.
Detalhes da pesquisa Quaest
A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente entre os dias 20 e 22 de outubro de 2024, com 1.200 eleitores de 16 anos ou mais na cidade de São Paulo.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-06257/2024.