Ricardo Nunes (MDB) ainda segue como líder das intenções de voto, porém, a diferença entre ele e Guilherme Boulos (PSOL) diminui na última semana, segundo o Datafolha.
O levantamento divulgado nesta quinta-feira (24), mostra Nunes com 49% e Boulos com 35% faltando apenas dias para o segundo turno das eleições municipais.
No primeiro levantamento realizado no segundo turno, Nunes liderava com 55% contra 33% de Boulos, diferença que foi reduzida para 51% a 33% na semana passada e agora caiu para 14 pontos percentuais.
Em relação aos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos – o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para a contagem oficial dos resultados –, Nunes mantém a liderança, com 58%, enquanto Boulos aparece com 42%.
Resultado da pesquisa Datafolha
- Ricardo Nunes (MDB): 49%
- Guilherme Boulos (PSOL): 35%
- Em branco/nulo/nenhum: 14%
- Não sabe: 2%
Evolução das intenções de voto
Desde o início do segundo turno, o desempenho de Boulos tem mostrado sinais de crescimento, especialmente com a migração de eleitores de outros candidatos derrotados no primeiro turno.
Os eleitores de Tabata Amaral (PSB) se dividiram entre os dois candidatos, com 46% apoiando a Boulos. Enquanto os que agora votam em Nunes foi de 27% para 35%
Por outro lado, a parte dos eleitores que respondeu ter votado em Pablo Marçal (PRTB) e agora apoiam Nunes diminuiu. No dia 17 de outubro, 77% dessa parcela desses eleitores votariam no emedebista. Esse número caiu para 74%.
Pesquisa espontânea Datafolha
Na pesquisa espontânea – quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor –, o atual prefeito marca 40%, uma variação em relação ao levantamento anterior, no qual tinha 41%.
Já Boulos mantém-se estável, com 30% das intenções de voto.
Resultado pesquisa espontânea
- Ricardo Nunes (MDB): 40% (anteriormente eram 41%);
- Guilherme Boulos (PSOL): 30% (anteriormente eram 30%);
- No 15: 3% (anteriormente eram 2%)
- No atual: 2% (anteriormente era 1%)
- Branco/Nulo: 12% (anteriormente eram 10%);
- Outros: 4% (anteriormente eram 3%);
- Não sabe: 10% (anteriormente eram 12%)
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também revela o índice de rejeição dos candidatos. Guilherme Boulos segue sendo o mais rejeitado, com 55% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma.
Ricardo Nunes, por sua vez, apresenta uma rejeição de 37%, um aumento em relação aos 35% registrados na pesquisa passada.
Metodologia da pesquisa Datafolha
O levantamento do Datafolha foi realizado entre os dias 22 e 23 de outubro de 2024, com 1.204 eleitores acima de 16 anos, entrevistados de forma presencial na cidade de São Paulo.
A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo, tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o SP-07600/2024.