O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira (1º) a lista de convocados para defender a seleção brasileira nos duelos contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, na próxima Data Fifa.
Novidades da convocação
As principais novidades foram a ausência do atacante Endrick, do Real Madrid, a convocação do zagueiro Murillo, do Nottingham Forest, além do retorno de Estêvão, joia do Palmeiras, ao time. Neymar, segue fora da lista de convocados, sobre o craque brasileiro Dorival destacou:
“Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo. Temos que respeitar o processo do clube. Um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, isso para nós tem uma importância muito grande, mesmo ele não estando na totalidade de suas condições. Por isso, acredito que a gente tenha que valorizar essa postura que ele teve. Decidimos não trazê-lo para não precipitar.”, afirmou o treinador.
Lista de convocados para a seleção brasileira
- Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG);
- Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest);
- Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona);
- Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).
Esta é a quinta lista de Dorival Júnior à frente da seleção brasileira. Sua estreia ocorreu em março, quando a Seleção venceu a Inglaterra e empatou com a Espanha em amistosos na Europa.
Depois, o treinador anunciou em maio os 26 jogadores escolhidos para a Copa América, disputada nos Estados Unidos. Em agosto, anunciou a lista para os confrontos com Equador e Paraguai nas eliminatórias. Em setembro, chamou os atletas para encarar Chile e Peru.
Atualmente, o Brasil soma 16 pontos no qualificatório e está na 4ª colocação, com a mesma pontuação do Uruguai, terceiro colocado.
O Brasil enfrentará a Venezuela no dia 14 de novembro, em Maturín. Em seguida, no dia 19, a Seleção receberá o Uruguai, na Fonte Nova, em Salvador. Os jogos são válidos pelas 11ª e 12ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Vale ressaltar que esse é o último compromisso oficial da Seleção no ano de 2024. As Eliminatórias retornam somente em março de 2025.