Eleições EUA

Kamala Harris se prepara para discurso de concessão após vitória de Trump

Em discurso de concessão, Kamala Harris pedirá aos apoiadores que aceitem os resultados da eleição

A candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, discursa em um comício na quinta-feira em Charlotte, Carolina do Norte
A candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, discursa em um comício na quinta-feira em Charlotte, Carolina do Norte | (Photo: Getty Images)

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se prepara para fazer um discurso de concessão nesta quarta-feira (6) na Universidade Howard em Washington, DC.

Segundo assessores, ela pedirá aos seus apoiadores que aceitem os resultados da eleição presidencial de 2024.  

Kamala, que se apresentou como candidata à eleição pelo Partido Democrata, deve discursar 18h (horário local, 20h em Brasília), diz a Reuters.  

Kamala ligará para Trump  

De acordo com a CNN, a democrata já havia tentado entrar em contato com o presidente eleito Donald Trump.  

Porém, ainda não conseguiu falar com ele. A expectativa é que ela converse com o presidente eleito antes do seu discurso de concessão.  

Além disso, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também deverá ligar para Trump. O democrata ainda falará publicamente sobre os resultados do pleito eleitoral.  

Discurso da democrata  

O principal redator de discursos de Kamala Harris, Adam Frankel, está reunido com outros conselheiros e a vice-presidente para trabalhar na fala de concessão.  

Vitória de Trump  

Donald Trump venceu a eleição e tomará posse como 47º presidente dos Estados Unidos somente em 20 de janeiro de 2025. A cerimônia de transição de Joe Biden para o republicano acontecerá no Capitólio.  

Todos os estados devem certificar seus resultados até 11 de dezembro, com a possibilidade de recontagens em alguns estados chave.  

Em 17 de dezembro, os delegados se reunirão para oficializar os votos, um evento esperado para ocorrer sem maiores contratempos, dada a vitória de Trump.  

A última etapa do processo será a ratificação do resultado pelo Congresso, marcada para 6 de janeiro.  

Descubra como a vitória de Trump impacta o mercado de criptomoedas