Eleições EUA

Kamala Harris discursa sobre derrota e reforça compromisso com a democracia

Em seu primeiro discurso após a derrota eleitoral, Kamala Harris reforça lealdade à Constituição e promete lutar pelos ideais americanos

Kamala Harris discursa sobre derrota e reforça compromisso com a democracia

Após perder as eleições presidenciais para Donald Trump, Kamala Harris faz primeira aparição em discurso e garante uma transição pacífica de poder nesta quarta-feira (6). 

Ao subir no palanque ao som de “Freedom” da Beyoncé, a vice-presidente dos Estados Unidos disse que seu coração estava cheio.  

“Meu coração está cheio hoje. Cheio de gratidão pela confiança que vocês depositaram em mim. Cheio de amor pelo nosso país. E cheio de determinação”, afirmou Kamala.  

Mesmo ao lamentar a derrota e afirmar para os eleitores presentes durante o discurso que o resultado da eleição não é o resultado pelo qual lutou, ela enfatizou “a luz da promessa da América sempre brilhará intensamente”.  

Kamala aceita resultado das eleições  

Ao decorrer da sua fala, a democrata afirmou que conversou com o presidente reeleito, Donald Trump, durante a tarde e lhe parabenizou pela vitória.

Ela ainda afirmou que irá ajudar o republicano e sua equipe durante a transição.  

Kamala garantiu que participará de uma transferência pacífica de poder. A vice-presidente disse que a aceitação do resultado de um pleito eleitoral é um dos princípios fundamentais para o funcionamento da democracia americana.  

Para a democrata, isso difere a democracia da monarquia e até da tirania.  

Lealdade à Constituição  

A vice-presidente afirmou aos eleitores presentes que nos Estados Unidos não se deve a lealdade a um presidente ou a um partido, mas sim a Constituição do país.  

Kamala diz que essa lealdade a incentivará a não desistir da luta que impulsionou a sua campanha.  

‘’A luta, a luta pela liberdade, pela oportunidade, pela justiça e pela dignidade de todas as pessoas. Uma luta pelos ideais no coração da nossa nação. Ideais que refletem o que há de melhor na América. Essa é uma luta que eu nunca desistirei”, afirmou.  

A democrata disse que a luta pelo direito das mulheres sobre seu corpo, pela realização dos sonhos dos americanos e pela proteção das escolas e ruas da violência acontecerá nas urnas, nos tribunais e nos espaços públicos.  

Recado de Kamala aos jovens  

Ao falar diretamente com os jovens, Kamala disse que é normal se sentir desapontado e que muitas vezes ela mesmo disse durante a campanha que “quando lutamos, vencemos”.  

Porém, as “às vezes, a luta demora um pouco. Isso não significa que não venceremos”.