Cinema

Aposta brasileira para o Oscar 2024, "Ainda Estou Aqui" estreia nesta quinta-feira (7) nos cinemas

Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com uma aparição especial da lendária Fernanda Montenegro, o longa já emocionou plateias ao redor do mundo e coleciona prêmios em festivais internacionais

Ainda estou aqui fernanda montenegro
Fernanda Montenegro em cena no filme Ainda Estou Aqui — Foto: Divulgação | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (7), chega aos cinemas brasileiros o filme aclamado no meio internacional “Ainda Estou Aqui“, representante brasileiro na disputa pelo Oscar 2024.

Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com uma aparição especial da lendária Fernanda Montenegro, o longa já emocionou plateias ao redor do mundo e coleciona prêmios em festivais internacionais.

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a tocante e trágica história da família Paiva nos anos sombrios da ditadura militar brasileira.

O filme aborda o desaparecimento de Rubens Paiva, ex-deputado federal e pai de Marcelo, interpretado com intensidade por Selton Mello.

Na trama, Rubens Paiva é levado por agentes da ditadura para “prestar depoimento” e nunca mais retorna.

Eunice, sua esposa e mãe de cinco filhos, interpretada com profundidade por Fernanda Torres, sobrevive ao mesmo terror, retornando à família após dias de interrogatório e tortura, e se tornando o único porto seguro para os filhos.

Na reta final do filme, Fernanda Montenegro aparece em uma emocionante passagem de tempo que leva a história para a década de 2010.

Montenegro interpreta Eunice em seus últimos anos de vida, quando a personagem, fragilizada pelo Alzheimer, vive suas memórias em silêncio.

A cena final, marcada pela presença magnética de Montenegro, encerra a trama com uma sensibilidade que só ela poderia oferecer, evocando a força de Eunice e a memória de Rubens Paiva.

Filme aclamado

A obra de Salles não só foi premiada em roteiro no Festival de Veneza, mas também arrebatou o público no Vancouver International Film Festival e no Mill Valley Film Festival, na Califórnia.

Fernanda Torres brilhou no papel e foi laureada como melhor atriz em filme internacional pelo Critics Choice Awards, em Los Angeles.

Recentemente, o filme conquistou o prêmio do público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.