O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (7), a escolha de Susie Wiles como chefe de gabinete da Casa Branca para seu segundo mandato.
A nomeação de Wiles é a primeira feita por Trump desde sua vitória sobre Kamala Harris na corrida pela presidência, e ela se tornará a primeira mulher a ocupar esse cargo na história do país.
“Susie é forte, inteligente, inovadora e universalmente admirada e respeitada”, declarou Trump em comunicado.
“Ela seguirá trabalhando incansavelmente para fazer os Estados Unidos Grande Novamente. É uma honra ter Susie como a primeira chefe de gabinete na história dos Estados Unidos”, acrescentou.
Trajetória e parceria com Trump
Susie Wiles não é uma figura nova na política americana, nem no círculo de Trump.
Ela foi peça-chave nas campanhas presidenciais vitoriosas do republicano em 2016 e 2024, onde comandou operações estratégicas e ajudou a consolidar o apoio a Trump em estados críticos, como a Flórida.
Além disso, Wiles teve papel fundamental na articulação com a equipe jurídica durante o processo eleitoral, enfrentando desafios legais e coordenando a resposta política do grupo de Trump.
Wiles também desempenhou um papel importante em outras campanhas republicanas, incluindo a eleição de Ron DeSantis como governador da Flórida em 2018.
Em uma entrevista posterior, ela chamou o apoio a DeSantis de “o maior erro” de sua carreira, refletindo uma mudança de postura após a recente rivalidade entre DeSantis e Trump.
Em 2021, Wiles foi nomeada CEO do comitê Save America, organização de arrecadação de fundos e apoio político criada por Trump, consolidando ainda mais sua posição como uma das assessoras mais próximas do presidente eleito.
Em janeiro de 2023, Wiles já liderava a campanha presidencial de 2024 ao lado de outros estrategistas importantes, incluindo Chris LaCivita. Ao longo das campanhas, Susie Wiles preferiu manter um perfil discreto, com poucas aparições públicas.
Essa característica lhe rendeu o apelido de “Dama de Gelo”, uma referência feita pelo próprio Trump em seu discurso de vitória. “Susie gosta de ficar no fundo. A Dama de Gelo. Nós a chamamos de Dama de Gelo”, comentou o presidente eleito.
Com sua nomeação, Wiles assumirá o cargo oficialmente em 20 de janeiro de 2025, durante a cerimônia de posse de Trump.