Política

Trump escolhe Elon Musk para liderar novo 'Departamento de Eficiência Governamental'

Dono do antigo Twitter terá que reduzir "fraudes e pagamentos indevidos" nos gastos federais, com a meta de realizar cortes de até US$ 2 trilhões

Trump e Elon Musk
Reprodução

O presidente eleito Donald Trump anunciou que Elon Musk, fundador da Tesla e dono do X, ex-Twitter, liderará o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (apelidado de “DOGE” pelos entusiastas de Trump) ao lado do empresário Vivek Ramaswamy.

Juntos, Musk e Ramaswamy terão a missão audaciosa de “desmontar a burocracia, cortar regulamentações excessivas e reestruturar o governo federal”, segundo o comunicado de Trump nesta terça-feira (12).

Durante a campanha, Trump havia prometido que, se eleito, colocaria Elon Musk no comando de uma “comissão de eficiência”, com o bilionário aceitando prontamente o desafio. Sua tarefa? Reduzir “fraudes e pagamentos indevidos” nos gastos federais, com a meta de realizar cortes de até US$ 2 trilhões.

As medidas podem trazer “dificuldades temporárias”, reconheceu Musk, mas ele aposta que o resultado será um governo mais enxuto e eficiente para todos os americanos.