Nesta terça-feira (12), o bilionário Elon Musk usou o X (antigo Twitter) para falar sobre seu novo papel como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) no futuro governo de Donald Trump.
Musk, conhecido por seu empreendedorismo em áreas como tecnologia e inovação, foi oficialmente nomeado para o cargo, um movimento que Trump já havia prometido ao longo da campanha eleitoral.
Em sua postagem na rede social, Musk garantiu que trará “máxima transparência” à atuação do novo departamento, que tem como objetivo identificar e cortar gastos desnecessários.
Ele afirmou que todos os atos do DOGE serão publicados online e incentivou a população a se manifestar sobre as decisões tomadas. “Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou não cortando algo desnecessário, é só nos avisar”, declarou.
Demonstrando bom humor, Musk também mencionou que será criada uma tabela para classificar os gastos mais desnecessários do governo, prometendo que essa lista será “extremamente trágica e extremamente divertida.”
Equipe de Musk com Vivek Ramaswamy
No mesmo comunicado, Trump anunciou que o milionário Vivek Ramaswamy também fará parte da equipe, auxiliando Musk na liderança do Departamento de Eficiência Governamental.
Em sua declaração, Trump elogiou ambos, chamando-os de “dois americanos maravilhosos” e destacando que a dupla será essencial para seu plano de reestruturar e otimizar o funcionamento da administração pública dos EUA.
“A missão dessa equipe será desmantelar a burocracia do governo, reduzir o excesso de regulamentação, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais”, afirmou Trump em nota oficial.
A nova estratégia é uma tentativa de atender a uma das maiores promessas de campanha de Trump: simplificar a administração pública e valorizar o dinheiro pago pelos contribuintes.
Esta nomeação se soma a outros movimentos de Trump para recompensar aliados. Recentemente, ele anunciou a nomeação de Susie Wiles, uma das principais estrategistas de sua campanha, para o cargo de chefe de gabinete.