O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pode estar prestes a dar um passo ousado no cenário das criptomoedas. Segundo informações exclusivas da Bloomberg, a equipe de transição de Trump está avaliando a criação de um cargo específico para lidar com as políticas relacionadas ao setor de ativos digitais.
A nova posição, caso seja confirmada, representaria uma grande novidade na estrutura do governo dos EUA.
Embora os detalhes ainda estejam sendo discutidos, fontes próximas ao assunto indicam que o cargo pode ser estruturado como um “czar das criptomoedas” ou uma função de alto escalão no governo.
Até o momento, não há confirmação sobre o status exato da posição ou os nomes cogitados para ocupá-la. A equipe de transição de Trump, no entanto, não respondeu prontamente aos pedidos de comentário.
Durante sua campanha, Trump já havia demonstrado apoio ao setor de criptomoedas, propondo medidas como a demissão do presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, e a criação de um Conselho Consultivo Presidencial de Criptomoedas.
Além disso, ele se comprometeu a avaliar o caso de Ross Ulbricht, o fundador do Silk Road, e até considerar uma possível comutação de sua sentença de prisão perpétua.
A escolha de executivos favoráveis às criptomoedas também foi uma marca de sua equipe de transição. Nomes como Howard Lutnick, CEO da Cantor Fitzgerald, para liderar o Departamento de Comércio, e Robert F. Kennedy Jr., defensor do Bitcoin, para o cargo de secretário de Saúde e Serviços Humanos, indicam a direção que Trump pretende seguir.
Cabe destacar ainda que, líderes da indústria de criptomoedas, como Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, e Brian Armstrong, CEO da Coinbase, têm se reunido com a equipe de transição de Trump, discutindo possíveis nomeações e a futura postura do governo em relação ao setor.