O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta terça-feira (26) as projeções menos otimistas de parte do mercado financeiro sobre o futuro da economia brasileira.
Lula disse que o Brasil vive “um bom momento” e que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve registrar um crescimento de pelo menos 3% neste ano.
“Vocês lembram do mercado, como é que dizia… ‘a economia não vai crescer, vai crescer só 0,8%’. Cresceu 3%. Agora vai crescer 3% ou um pouco mais de 3%. As coisas estão acontecendo na macroeconomia e na microeconomia”, disse Lula a empresários.
O presidente falou durante a abertura de um evento do setor da construção, realizado no Salão de Eventos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a participação de representantes do setor, além do mercado imobiliário e especialistas em sustentabilidade e inovação.
Projeções do Focus
No mais recente relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (25), as projeções do PIB para este e para o próximo ano foram elevadas.
As estimativas para 2024 subiram de 3,10% para 3,17%. Para o ano seguinte, a expectativa do PIB passou de 1,94% para 1,95%. Para 2026 e 2027, as estimativas foram mantidas em 2,00%.