José Luiz Datena encerrou seu contrato com a Band, após mais de 20 anos na emissora paulista. Em nota, a emissora declarou:
“Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento”.
O apresentador estava afastado dos programas que apresentava desde as eleições municipais de 2024, onde concorreu a Prefeitura de São Paulo. Na empreitada política Datena não teve sucesso, o candidato recebeu pouco mais de 112 mil votos, e ficou em 5º lugar nas eleições, com menos de 2% dos votos. A campanha do apresentador ficou marcada pela agressão a Pablo Marçal, atingido por uma cadeira, durante debate na TV Cultura. Relembre o momento:
Carreira de Datena
José Luiz Datena iniciou sua carreira em uma rádio local de Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo onde nasceu. No começo, dedicou-se à cobertura esportiva, e, na década de 1980, conquistou uma vaga como repórter na Globo pela mesma editoria.
Como jornalista esportivo, passou pela Band e pela Record, ganhando destaque e assumindo, inclusive, a função de narrador esportivo. Na Record, alcançou o posto que viraria uma marca de sua trajetória profissional: apresentador de telejornal policial.
Entre 1998 e 2002, ele comandou o Cidade Alerta. Após uma breve passagem pelo Repórter Cidadão, da RedeTV!, retornou à Band em 2003, onde assumiu o Brasil Urgente. Permaneceu à frente do programa até 2011, quando foi recontratado pela Record para voltar ao Cidade Alerta. No entanto, essa nova parceria foi curta: oito meses depois, Datena voltou para a Band e para o Brasil Urgente.
O apresentador esteve à frente do programa até 28 de junho deste ano, quando teve de deixar as funções para concorrer à Prefeitura de São Paulo. Durante sua passagem pela Band, também apresentou outras atrações, como o programa de viagens No Coração do Brasil (2006-2009), o jornal local SP Acontece (2009-2012), o game show Quem Fica em Pé (2012-2013) e o dominical Agora É Domingo (2018).
Datena também retomou suas origens como narrador esportivo, participando das transmissões da Copa do Mundo de 2014, da Eurocopa de 2016 e da Olimpíada do Rio-2016. Além disso, apresentou o programa esportivo O Craque e a Fera, no BandSports, entre 2015 e 2016.
Próximos passos
José Luiz Datena tem um acordo encaminhado para trabalhar no SBT. Nos próximos dias, ele deve assinar um acordo para comandar o Tá na Hora, telejornal exibido nos fins de tarde da emissora da família Abravanel.
A estreia de Datena aconteceria apenas em janeiro de 2025, após as festas de fim de ano. Ele assume o lugar de Marcão do Povo, que deverá voltar para o matinal Primeiro Impacto. Ele deve assinar contrato nos próximos dias.