O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) comunicou nesta terça-feira (3), a assinatura de acordos para a venda de 8 lojas de supermercados da bandeira Nacional localizadas em Curitiba, Paraná.
Segundo a empresa, essa movimentação faz parte de um plano mais amplo de desinvestimento, que inclui a alienação de todas as 64 lojas das bandeiras Nacional e Bom Preço, distribuídas entre as regiões Sul e Nordeste do Brasil.
O objetivo da estratégia é simplificar e agilizar as operações no segmento de varejo, com foco nas lojas de grandes formatos. As lojas desinvestidas representam 1,3% das vendas brutas totais do grupo nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2024, mas tiveram uma contribuição negativa de R$ 42 milhões no EBITDA (lucro antes juros).
Com essa operação, a companhia espera arrecadar cerca de R$ 400 milhões com a venda das 64 lojas.
Até o momento, já foram firmados compromissos para a venda de 7 lojas Bom Preço e 8 lojas Nacional, representando uma parte significativa do total estimado.
Os valores arrecadados devem compensar despesas associadas ao processo, como markdowns, custos de indenização e taxas de rescisão.
A conclusão do plano de desinvestimento está prevista para o primeiro semestre de 2025. Após isso, o Grupo manterá 21 supermercados rentáveis operados sob a bandeira Carrefour Bairro em regiões estratégicas do país.