A Rede D’Or, maior rede de saúde da América Latina, anunciou a chegada do renomado cirurgião torácico Dr. Tiago Noguchi Machuca para liderar um projeto nacional na área de medicina respiratória de alta complexidade.
Após anos de sucesso no exterior, Machuca retorna ao Brasil com a missão de elevar o padrão de cuidado em cirurgia torácica e transplantes pulmonares.
Quem é Dr. Tiago Machuca?
Formado pela Universidade Federal do Paraná em 2005, Dr. Machuca especializou-se em cirurgia torácica e transplante pulmonar em instituições de referência no Brasil e no exterior.
Ele integrou a equipe do pioneiro Dr. José Camargo, responsável pelo primeiro transplante de pulmão intervivos da América Latina, antes de se destacar na Universidade de Toronto, um dos maiores centros de cirurgia torácica do mundo.
Nos Estados Unidos, liderou programas de cirurgia torácica na Universidade da Flórida e na Universidade de Miami, tornando-os referências internacionais em cirurgia minimamente invasiva, transplantes pulmonares e tecnologia robótica.
Com uma carreira marcada por mais de 1.000 cirurgias robóticas, 500 ECMOs e 650 transplantes pulmonares, ele também é reconhecido como pioneiro no tratamento de sequelas pulmonares graves da Covid-19.
O Projeto da Rede D’Or
Agora, em 2024, Machuca assume a liderança de um projeto que reúne mais de 50 especialistas em um esforço para criar uma rede nacional de tratamentos avançados para doenças pulmonares, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e transplantes de alta complexidade.
A iniciativa começou com o Centro de Cirurgia Torácica e Transplante Pulmonar no Hospital Copa D’Or (RJ), que já realizou 14 transplantes bem-sucedidos em 18 meses.
O próximo centro será inaugurado no Hospital Vila Nova Star (SP), com planos de expansão para outras regiões do país.
“Contribuir para o desenvolvimento da minha área no Brasil, depois de 15 anos fora, é muito marcante para mim. Agora, com o suporte técnico da Rede D’Or, posso oferecer aos pacientes brasileiros opções tão avançadas quanto às disponíveis nos Estados Unidos.” disse o Dr. Tiago Machuca.
O programa liderado por Machuca integra a visão estratégica da Rede D’Or de consolidar o Brasil como referência em saúde de alta complexidade.
A instituição recebeu em 2023 o prestigiado Silver Level Elso Award, reconhecimento global pela excelência no uso da tecnologia ECMO, crucial em casos de insuficiência respiratória grave.
Transformação na saúde brasileira
Com investimentos contínuos em tecnologia de ponta e equipes altamente qualificadas, a Rede D’Or segue liderando iniciativas que impactam positivamente os indicadores de saúde no país.
“O que estamos fazendo é histórico. Grandes talentos brasileiros que se tornaram líderes em medicina internacional estão retornando para formar um verdadeiro time de estrelas.” acrescentou Jorge Moll, fundador da Rede D’Or.
Com informações de Metrópoles.