Curto prazo preocupa

Localiza (RENT3): com juros mais altos, curto prazo preocupa analistas

Novo ciclo de aperto monetário da taxa Selic deve afetar mais o segmento de Seminovos, segundo a casa de análise

Localiza (RENT3): com juros mais altos, curto prazo preocupa analistas
Crédito: Reprodução

O ciclo atual de aperto monetário do Banco Central, com a projeção de Selic a 14%, deve impactar os preços dos carros da Localiza (RENT3), segundo a análise do Itaú BBA.

“Esperamos que as taxas de juros para financiamentos de veículos aumentem, mas em níveis diferentes para novos e usados (um aumento menor para novos). Se isso ocorrer, poderá afetar o equilíbrio entre as parcelas de veículos novos e usados, possivelmente exigindo um ajuste nos preços destes últimos“, afirmaram os analistas.

A casa ressaltou que aproximadamente 50% das compras de automóveis no Brasil são financiadas, então o valor das parcelas é muito relevante.

Neste sentido, as taxas finais para o cliente (e, consequentemente, as parcelas) aumentam mais rapidamente para financiamentos de veículos usados durante um ciclo de aperto de juros, em comparação com as taxas oferecidas para veículos novos — geralmente concedidas por montadoras, que possuem uma visão de negócio mais ampla.

“Se esse padrão histórico se repetir, a queda nos preços de carros usados pode se acelerar, superando o que está embutido nas diretrizes da Localiza, criando assim riscos negativos para as estimativas de 2025. Mantemos nossa visão cautelosa de curto prazo para o setor“, diz o relatório.

O que fazer com as ações da Localiza?

Apesar da cautela no curto prazo, os analistas do BBA mantêm uma visão otimista na visão de longo prazo para as ações da Localiza.

A casa classifica a ação como Outperform, equivalente a compra no papel, com preço-alvo de R$ 63,00, um upside potencial de cerca de 80%.

Nesta segunda-feira (9), os papéis ordinários da empresa recuavam 0,43%, a R$ 34,67, por volta de 11h31 (horário de Brasília).

No entanto, o banco alerta que os juros mais altos podem representar um risco de queda para os lucros da companhia em 2025.

“Reforçamos nossa visão positiva sobre a perspectiva de longo prazo da Localiza (com a normalização do ROIC-Spread se traduzindo em um crescimento substancial dos lucros); no entanto, permanecemos cautelosos sobre a dinâmica de curto prazo da indústria”, escreveram os analistas.