A Mondelez International, gigante de salgadinhos e doces, está analisando a possibilidade de adquirir a Hershey, uma das mais famosas fabricantes de chocolates dos Estados Unidos, segundo a Bloomberg.
Caso o acordo seja concretizado, ele criará uma empresa com vendas combinadas de quase US$ 50 bilhões, segundo fontes próximas às negociações.
Movimentações do mercado
Apenas com a especulação da aquisição, as ações da Hershey (HSY) subiram 19% nesta segunda-feira (9), alcançando o maior ganho intradiário em oito anos.
Às 17h45 no horário de Brasília, as ações apresentavam alta de 11,93%, elevando o valor de mercado da empresa para US$ 40 bilhões.
Enquanto isso, as ações da Mondelez registraram queda de 2,23%, resultando em uma capitalização de cerca de US$ 81 bilhões.
O que precisa para a Mondelez comprar a Hershey?
Qualquer negociação para aquisição da Hershey precisará do aval da Hershey Trust Co., que detém cerca de 80% do poder de voto da empresa por meio de ações Classe B.
Embora o fundo esteja diversificando suas participações, sua aprovação é fundamental para qualquer decisão.
Fontes sugerem que, caso o Trust concorde com a venda, a Hershey pode atrair outros interessados no mercado.
Apesar das discussões em andamento, representantes da Hershey e da Mondelez não se pronunciaram, e a Hershey Trust não respondeu a solicitações de comentário.
Tentativas de compra da Mondelez
Essa não é a primeira vez que a Mondelez tenta incorporar a Hershey.
Mas em 2016, a oferta de US$ 23 bilhões foi rejeitada, o que levou a empresa a abandonar as negociações.
Porém, a Hershey tem um valor estimado de US$ 45 bilhões, incluindo dívidas, o que tornaria esse negócio maior que o acordo de US$ 36 bilhões entre a Mars e a Kellanova, fechado em agosto.
Desafios para a Hershey
Além da possível comprar pela Mondelez, a Hershey, liderada pela CEO Michele Buck, enfrenta pressão de custos com preços recordes de cacau e açúcar e queda de consumo afetada pela inflação.
Assim, no mês passado, a empresa reduziu sua previsão de crescimento de vendas líquidas e lucros.
Fundada no final do século 19, a Hershey é responsável por marcas como Hershey’s Kisses e Reese’s Peanut Butter Cups. Recentemente, a empresa diversificou seu portfólio com a aquisição da marca Sour Strips.