Inflação no transporte

Tarifa de ônibus em São Paulo será reajusta em 2025

Tarifa de ônibus em SP subirá em 2025, podendo chegar a R$ 5,20 devido a aumento de custos e menor receita.

Ônibus articulado estacionado em terminal coberto de São Paulo, aguardando o embarque de passageiros.
Ônibus articulado estacionado em terminal coberto de São Paulo, aguardando o embarque de passageiros. | (Reprodução: Wikipedia?

Após manter o valor da passagem congelado desde 2020, a SPTrans anunciou um reajuste na tarifa de ônibus em São Paulo, previsto para 2025. O valor estimado deve variar entre R$ 5 e R$ 5,20, representando um aumento entre 13,6% e 18,2% em relação ao preço atual de R$ 4,40.

Essa atualização foi discutida durante uma reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, realizada na última quinta-feira, 26. A decisão tem como base o impacto acumulado dos custos operacionais e a redução significativa na receita do transporte público.

Motivos para o aumento: custos e queda no número de passageiros

De acordo com a SPTrans, a quantidade de passageiros pagantes no sistema de transporte público tem diminuído consideravelmente. Em 2019, cerca de 52% dos usuários pagavam pela passagem, enquanto em 2024 esse número caiu para 50%. Paralelamente, houve um aumento nos beneficiários da gratuidade, que passaram de 23% em 2019 para 28% em 2024.

Essa mudança no perfil dos usuários pressiona o sistema, uma vez que o número crescente de gratuidades não é acompanhado por um aumento equivalente de receitas.

Impacto da inflação e do custo do diesel

Outro fator que justificou o reajuste foi o aumento expressivo dos custos operacionais. O preço do diesel, principal combustível utilizado pela frota, sofreu um reajuste acumulado de 57% desde 2019. Além disso, a inflação no período atingiu 33%, refletindo diretamente nos custos de manutenção e operação.

Além do combustível, houve investimentos em melhorias, como a inclusão de veículos com ar-condicionado, o que também contribuiu para o aumento das despesas. Em números absolutos, os custos operacionais da frota subiram de R$ 8,7 bilhões em 2019 para R$ 11,3 bilhões em 2024.

Receita em queda agrava o cenário

Apesar do aumento dos custos, a receita da SPTrans registrou uma queda expressiva. Em 2024, a arrecadação foi de R$ 4,6 bilhões, cerca de R$ 900 milhões a menos do que os R$ 5,5 bilhões obtidos em 2019. Essa diferença representa um impacto significativo na capacidade da empresa de sustentar o transporte público na cidade.

A SPTrans revelou ainda que o custo mensal atual para manter a operação dos ônibus é de aproximadamente R$ 1 milhão, o que equivale a R$ 11,86 por passageiro, muito acima da tarifa média paga atualmente.

Perspectivas para o transporte público de São Paulo

Embora o reajuste seja necessário para garantir a sustentabilidade do sistema, ele levanta preocupações sobre o impacto nos usuários, especialmente na população de baixa renda, que depende do transporte público para deslocamentos diários. A prefeitura sinaliza que busca alternativas para minimizar os impactos do aumento, mas os desafios estruturais do sistema apontam para a urgência de medidas complementares.

Uma possível solução seria a revisão do modelo de financiamento do transporte público, incluindo subsídios mais robustos ou políticas que incentivem o aumento do número de pagantes.

O aumento da tarifa de ônibus em São Paulo para 2025 reflete os desafios enfrentados pelo sistema de transporte público. Incluindo a queda no número de pagantes e os crescentes custos operacionais. Embora necessário, o reajuste acende debates sobre a acessibilidade e a sustentabilidade do sistema no longo prazo.

Por fim, a expectativa agora recai sobre medidas que possam mitigar os efeitos do aumento, garantindo a continuidade do serviço e a manutenção do acesso ao transporte público para toda a população.