Após manter o valor da passagem congelado desde 2020, a SPTrans anunciou um reajuste na tarifa de ônibus em São Paulo, previsto para 2025. O valor estimado deve variar entre R$ 5 e R$ 5,20, representando um aumento entre 13,6% e 18,2% em relação ao preço atual de R$ 4,40.
Essa atualização foi discutida durante uma reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, realizada na última quinta-feira, 26. A decisão tem como base o impacto acumulado dos custos operacionais e a redução significativa na receita do transporte público.
Motivos para o aumento: custos e queda no número de passageiros
De acordo com a SPTrans, a quantidade de passageiros pagantes no sistema de transporte público tem diminuído consideravelmente. Em 2019, cerca de 52% dos usuários pagavam pela passagem, enquanto em 2024 esse número caiu para 50%. Paralelamente, houve um aumento nos beneficiários da gratuidade, que passaram de 23% em 2019 para 28% em 2024.
Essa mudança no perfil dos usuários pressiona o sistema, uma vez que o número crescente de gratuidades não é acompanhado por um aumento equivalente de receitas.
Impacto da inflação e do custo do diesel
Outro fator que justificou o reajuste foi o aumento expressivo dos custos operacionais. O preço do diesel, principal combustível utilizado pela frota, sofreu um reajuste acumulado de 57% desde 2019. Além disso, a inflação no período atingiu 33%, refletindo diretamente nos custos de manutenção e operação.
Além do combustível, houve investimentos em melhorias, como a inclusão de veículos com ar-condicionado, o que também contribuiu para o aumento das despesas. Em números absolutos, os custos operacionais da frota subiram de R$ 8,7 bilhões em 2019 para R$ 11,3 bilhões em 2024.
Receita em queda agrava o cenário
Apesar do aumento dos custos, a receita da SPTrans registrou uma queda expressiva. Em 2024, a arrecadação foi de R$ 4,6 bilhões, cerca de R$ 900 milhões a menos do que os R$ 5,5 bilhões obtidos em 2019. Essa diferença representa um impacto significativo na capacidade da empresa de sustentar o transporte público na cidade.
A SPTrans revelou ainda que o custo mensal atual para manter a operação dos ônibus é de aproximadamente R$ 1 milhão, o que equivale a R$ 11,86 por passageiro, muito acima da tarifa média paga atualmente.
Perspectivas para o transporte público de São Paulo
Embora o reajuste seja necessário para garantir a sustentabilidade do sistema, ele levanta preocupações sobre o impacto nos usuários, especialmente na população de baixa renda, que depende do transporte público para deslocamentos diários. A prefeitura sinaliza que busca alternativas para minimizar os impactos do aumento, mas os desafios estruturais do sistema apontam para a urgência de medidas complementares.
Uma possível solução seria a revisão do modelo de financiamento do transporte público, incluindo subsídios mais robustos ou políticas que incentivem o aumento do número de pagantes.
O aumento da tarifa de ônibus em São Paulo para 2025 reflete os desafios enfrentados pelo sistema de transporte público. Incluindo a queda no número de pagantes e os crescentes custos operacionais. Embora necessário, o reajuste acende debates sobre a acessibilidade e a sustentabilidade do sistema no longo prazo.
Por fim, a expectativa agora recai sobre medidas que possam mitigar os efeitos do aumento, garantindo a continuidade do serviço e a manutenção do acesso ao transporte público para toda a população.