A Constellation Energy (CEG) está próxima de fechar um acordo para adquirir a Calpine Corp., uma das maiores empresas de geração de energia nos Estados Unidos.
A transação, que pode alcançar o valor de 30 bilhões de dólares, incluindo dívidas, marca um maiores transações no setor energético em anos, conforme reportado pela Bloomberg nesta quarta-feira (8).
Negociação entre Constellation e Calpine
De acordo com fontes próximas às negociações, a Constellation, com sede em Baltimore, está em diálogo com os investidores de private equity da Calpine para finalizar os detalhes do contrato.
O anúncio oficial da transação pode ser feito nas próximas semanas, embora ainda restem pontos a serem ajustados antes da conclusão definitiva.
O que é a Constellation Energy?
Com sede em Baltimore, a Constellation Energy é uma das maiores fornecedoras de energia limpa dos Estados Unidos, com um portfólio que inclui geração nuclear, eólica, solar e gás natural.
Segundo a empresa, ela “continuará a servir como uma das principais apoiadoras de nossas comunidades por meio de programas de desenvolvimento da força de trabalho”.
Após a notícia da possível compra da Calpine, as ações da Constellation recuaram.
Por volta das 16:00 (horário de Brasília), os papéis da Constellation recuavam 4,13%, cotados a R$ 245,07. As ações da companhia subiram mais de 90% em 2024.
O que é a Calpine Corp.?
A Calpine Corporation, que pode ser adquirida pela Constellation, é uma grande empresa da geração de energia nos Estados Unidos, com sede em Houston, Texas.
Ela é conhecida pela capacidade de produção de energia a partir do gás natural e fontes geotérmicas. A empresa possui mais de 70 usinas em operação, que juntas representam uma capacidade instalada de cerca de 27 gigawatts.
Por isso, ela consegue abastecer aproximadamente 27 milhões de residências.
Segundo a empresa, “a Calpine está comprometida em produzir energia limpa, confiável e de baixo carbono”.