IA

Nvidia (NVDC34) investe em tecnologia para parques eólicos offshore no Brasil

Projeto utiliza embarcações autônomas e drones equipados com sensores para coletar dados em alto-mar

Nvidia

A Nvidia (NVDC34), gigante americana de tecnologia, anunciou um investimento no setor de energias renováveis no Brasil, com foco no desenvolvimento de parques eólicos offshore.

Em parceria com as brasileiras Pix Force e Tidewise, a empresa trabalha na criação de uma plataforma integrada de gêmeos digitais e inteligência artificial (IA) para otimizar a operação, manutenção e segurança desses empreendimentos.

O projeto utiliza embarcações autônomas e drones equipados com sensores para coletar dados em alto-mar.

Essas informações são transformadas em modelos 3D em tempo real, o que permite monitoramento contínuo e manutenção preditiva.

Estamos apresentando a tecnologia e iniciando a captação de clientes e projetos”, afirmou Márcio Aguiar, diretor da Nvidia para a América Latina.

A iniciativa surge em um momento estratégico, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar a lei que regulamenta a instalação de equipamentos para geração de energia eólica offshore.

A nova legislação define critérios para o uso de bens da União e exige que empresas forneçam relatórios à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O projeto da Nvidia, inicialmente, vai ser validado em um parque eólico terrestre, com planos de expansão para outros empreendimentos.

Os parques eólicos offshore são uma realidade global, mas o Brasil precisa acelerar nesse segmento, destacou Daniel Moura, CEO da Pix Force.

Rafael Coelho, CEO da Tidewise, ressaltou que a tecnologia já foi testada na Bélgica e pode contribuir para uma indústria marítima mais sustentável.