ATUALIZAÇÕES DAS MOVIMENTAÇÕES DO IBOVESPA:
- – 180:15: Ibovespa: +0,92%, aos 122.350,38 pontos.
- – 10:09: Ibovespa: +0,16%, aos 121.432,40 pontos.
Na sessão anterior…
Na última quinta-feira, 16 de janeiro, o Ibovespa (IBOV) encerrou o pregão em queda de 1,5%, aos 121.234,24 pontos.
Brasil
Nesta sexta-feira (17), o mercado financeiro local observa o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de janeiro, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Houve uma alta de 0,52% em janeiro, mas em ritmo mais lento que no mês anterior, quando havia avançado 1,14%.
Com esse resultado, o índice acumula alta de 0,52% no ano e 6,72% nos últimos doze meses.
Em janeiro de 2024, o IGP-10 havia subido 0,42% no mês, mas apresentava queda acumulada de 3,20% em doze meses.
“Commodities que pressionaram o IPA no final de 2024 e impulsionaram a inflação ao consumidor começaram a apresentar queda em seus preços. Entre os principais destaques estão soja, bovinos e leite in natura, que figuraram entre as maiores influências negativas no índice ao produtor em janeiro. Em contraste com o comportamento do IPA, o IPC e o INCC mostraram aceleração em relação a dezembro. No IPC, o principal destaque foi o reajuste das mensalidades escolares, enquanto no INCC, a aceleração foi puxada pelo aumento nos custos da mão de obra”, afirma o economista André Braz.
Além disso, a FGV informa o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) relativo ao mês de novembro.
Investidores monitoram a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), ao jornal CNN 360, prevista para acontecer ao vivo às 15:00.
Reforma tributária
Na cerimônia de sanção do primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária, ocorrida na última quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a aprovação da regulamentação de “milagre”, enquanto o ministro o Fernando Haddad (PT-SP) destacou ser o “maior legado” econômico do governo para o País.
O ministro da Fazenda afirmou que, desde o Plano Real, o Brasil não realizou uma reforma econômica tão ampla.
Questionado sobre a medida provisória que proíbe a taxação do PIX, Haddad evitou comentar e afirmou apenas que cabe à imprensa analisar.
Em relação aos vetos na reforma tributária, o ministro classificou como “laterais”, uma vez que representam menos de 1% do projeto, e demonstrou confiança de que não gerarão controvérsias.
Ele confirmou que o Senado Federal está preparado para votar o segundo projeto, que aborda a transição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e temas relacionados a estados e municípios.
Lula, por sua vez, vetou a proibição do Imposto Seletivo sobre exportações minerais, e argumentou que a Constituição Federal (CF) permite cobrança de até 1%, na tentativa de evitar conflitos de interpretação.
Além disso, o governo também vetou isenções a fundos de investimento e destacou que essas medidas devem estar alinhadas às determinações constitucionais em vigor.
Na Zona Franca de Manaus, o veto evitou ampliar benefícios fiscais, com garantia de que produtos já isentos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não acessem o crédito presumido de 6%.
EUA
Nesta sexta-feira (17), o mercado norte-americano acompanha a divulgação de dados da produção industrial de dezembro.
Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga o relatório “Perspectivas da Economia Global”.
Posse de Donald Trump
Na próxima segunda-feira (20), ocorre a posse do presidente eleito Donald Trump e investidores em todo o mundo acompanharão a cerimônia com muitas expectativas.
A defesa enfática do uso de tarifas pelo futuro secretário do Tesouro dos Estados Unidos (EUA), Scott Bessent, já levou o mercado para a defensiva. O movimento interrompeu o entusiasmo que havia contagiado investidores após declarações do dirigente do Federal Reserve (FED), Christopher Waller. Ele havia previsto vários cortes de juros neste ano.
Ásia
China – O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 5,0% em 2024 e atingiu a meta do governo. O indicador registrou alta de 5,4% no 4º trimestre, impulsionada por estímulos desde setembro.
A indústria e o varejo do País apresentaram resultados expressivos em dezembro.
A produção industrial cresceu 6,2%, em uma superação aos 5,30% esperados, e as vendas do varejo subiram 3,70%, acima da estimativa de 3,50%.
Já os preços de novas moradias caíram 5,30% em dezembro, e, assim, registrou o menor recuo desde agosto de 2023 – uma desaceleração na queda em relação a novembro (-5,70%).
Europa
Zona do Euro – O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na Zona do Euro subiu para 2,4% em dezembro de 2024, contra 2,2% em novembro, com alta mensal de 0,4%.
O núcleo do índice permaneceu em 2,70% na base de comparação anual, em repetição a novembro.
Dessa forma, os dados finais confirmaram as previsões de analistas e as estimativas preliminares da Eurostat.
Reino Unido – As vendas no setor de varejo do Reino Unido recuaram 0,30% em dezembro contra novembro, e superou a queda esperada de 0,2%.
Anualmente, cresceram 3,6%, acima da projeção de 2,8%.