A cidade de São Paulo e outros municípios do estado, como interior e litoral, devem enfrentar um dia típico de verão nesta segunda-feira (20).
O calor intenso, o tempo abafado, o sol entre nuvens pela manhã e as pancadas de chuva no período da tarde são esperados em diversas regiões, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na capital paulista, os termômetros devem atingir uma máxima de 34°C, enquanto a mínima será de 22°C.
O aumento da umidade ao longo do dia contribui para a formação de nuvens carregadas, o que favorece a ocorrência de pancadas rápidas e isoladas de chuva, principalmente entre o final da tarde e o início da noite.
Interior terá calor intenso e pancadas de chuva
Cidades do interior paulista, como Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto, também terão uma segunda-feira de altas temperaturas.
A máxima em todas as regiões pode chegar a 33°C. São José dos Campos terá o início do dia um pouco mais fresco, com mínima de 20°C, mas a previsão de pancadas de chuva pela manhã e à tarde é semelhante às demais.
No litoral, trovoadas à tarde
Na região da Baixada Santista, o calor predominará durante a manhã, com vento fraco. Segundo o Inmet, não deve chover no período da manhã em Santos e arredores. Porém, à tarde e à noite, há risco de chuva forte com trovoadas.
Tendência para terça-feira
O calor deve continuar na capital paulista na terça-feira (21), com máxima prevista de 32°C. O CGE aponta que a nebulosidade tende a aumentar no fim do dia com a chegada da brisa marítima, o que eleva as chances de chuva na Grande São Paulo.