De olho nos negócios

Suzano (SUZB3) considera negócio de papel tissue da Kimberly-Clark, diz agência

O negócio de papel tissue da Kimberly-Clark, que inclui produtos como lenços, papel higiênico e toalhas de papel, despertou o interesse de outras gigantes do setor, como a Royal Golden Eagle e a Asia Pulp & Paper

Suzano (SUZB3) - Divulgação
Suzano (SUZB3) - Divulgação

A Suzano (SUZB3), maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, considera expandir suas operações por meio de uma possível aquisição do negócio de papel tissue da Kimberly-Clark, como reportado pelo site Bloomberg Línea.

Apesar de ter reafirmado no final de 2024 seu foco em se tornar mais competitiva e reduzir a alavancagem financeira, a empresa demonstra interesse estratégico nesse ativo, avaliado em aproximadamente US$ 4 bilhões.

Mercado de Paper Tissue atrai grandes concorrentes

O negócio de papel tissue da Kimberly-Clark, que inclui produtos como lenços, papel higiênico e toalhas de papel, despertou o interesse de outras gigantes do setor, como a Royal Golden Eagle e a Asia Pulp & Paper.

Em outubro de 2024, a Kimberly-Clark anunciou que avalia suas operações de tissue fora da América do Norte, e considera a possibilidade de vender parte ou a totalidade do negócio.

Além disso, no mês de dezembro, surgiram informações de que a empresa estudava a aquisição da norte-americana Clearwater Paper.

Suzano (SUZB3) reforça estratégia de competitividade e redução de alavancagem

A Suzano (SUZB3), que atualmente opera com uma alavancagem financeira de 3,10x, visa como meta reduzir essa relação para 2,50x nos próximos doze a dezoito meses.

Essa estratégia se alinha com o objetivo de fortalecer sua posição no mercado global de celulose e papel, além de aumentar a eficiência operacional.

Um dos principais aliados nesse processo, o Projeto Cerrado, foi considerado um marco para a companhia.

De acordo com a Suzano, o projeto, que superou as expectativas iniciais, vai estar completamente operacional já no início de 2025.