A Engie Brasil Energia (EGIE3), uma das líderes no setor de energia do Brasil, divulgou nesta terça-feira (21) que os juros sobre o capital próprio (JCP) relativos ao exercício do ano de 2024 serão pagos em 7 de fevereiro de 2025.
A decisão foi formalizada pela diretoria executiva da companhia, que determinou os detalhes para a distribuição aos acionistas.
Vale destacar que os JCPs foram aprovados em reunião da diretoria realizada em 13 de dezembro de 2024.
A medida reflete o bom desempenho financeiro da empresa e seu compromisso com os acionistas, que distribui parte de seus lucros na forma de JCP, uma forma vantajosa de remuneração para os investidores.
O valor total a ser pago pela Engie Brasil Energia em JCPs soma R$ 250 milhões.
Esse montante corresponde a R$ 0,306399681910 por ação, conforme a quantidade de ações em circulação na data de pagamento.
Essa distribuição visa beneficiar os investidores que estão comprometidos com a empresa, e o montante vai ser proporcionado de acordo com a quantidade de ações detidas.
O pagamento dos JCPs vai ser realizado com base na posição acionária de 19 de dezembro de 2024, o que significa que somente os acionistas que possuíam ações da Engie Brasil Energia (EGIE3) na data de referência terão direito ao recebimento dos juros sobre o capital próprio (JCP).
O pagamento vai ocorrer em 7 de fevereiro de 2025, o que oferece uma data concreta para os acionistas se programarem para o recebimento.
A partir de 20 de dezembro de 2024, as ações da Engie Brasil Energia (EGIE3) passaram a ser negociadas ex-juros, ou seja, os investidores que adquirirem as ações a partir dessa data não terão direito aos JCPs pagos em fevereiro de 2025.
Essa prática, tão comum no mercado de capitais, visa garantir que apenas os acionistas registrados na posição de 19 de dezembro de 2024 recebam os juros sobre o capital próprio (JCP).