Cultura e Entretenimento

Como funciona a votação do Oscar?

Descubra as regras, critérios e o processo de votação do Oscar que definem os vencedores do prêmio mais prestigiado do cinema mundial

Como funciona a votação do Oscar?

O Oscar 2025 traz um marco histórico para o cinema brasileiro: pela primeira vez, um filme totalmente falado em português foi indicado à principal categoria da premiação. Além de Melhor Filme, “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, concorre a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres representando o Brasil na disputa. Mas você já se perguntou como funciona a votação do Oscar? 

O processo envolve milhares de profissionais da indústria cinematográfica e segue regras rigorosas. Entenda todos os detalhes a seguir.

Quem vota no Oscar?

A escolha dos indicados e vencedores do Oscar é feita pelos membros da Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood). Atualmente, a Academia conta com quase 11 mil integrantes, dos quais cerca de 95% participam da votação.

Os membros são profissionais do setor cinematográfico, incluindo atores, diretores, roteiristas, produtores, editores e técnicos. Mas nem todos os profissionais dessa área participaram da votação no Oscar. Para entrar na Academia, é necessário um convite e uma avaliação rigorosa da contribuição do profissional para o cinema​.

Que brasileiros participam da votação do Oscar?

E existem votantes do mundo inteiro. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood conta com a participação de diversos profissionais brasileiros que contribuem para a escolha dos vencedores do Oscar. Entre os mais de 50 membros brasileiros estão:

  • Fernanda Montenegro: atriz indicada ao Oscar por “Central do Brasil”.
  • Alice Braga: atriz reconhecida por trabalhos em “Cidade de Deus” e “Eu Sou a Lenda”.
  • Wagner Moura: ator e diretor conhecido por “Tropa de Elite” e “Narcos”.
  • Rodrigo Santoro: ator com atuações em “300” e “Westworld”.
  • Sônia Braga: atriz destacada em “Aquarius” e “Bacurau”.
  • Selton Mello: ator e diretor de filmes como “O Palhaço” e “O Filme da Minha Vida”.
  • Karim Aïnouz: diretor de “A Vida Invisível” e “O Céu de Suely”.
  • Fernando Meirelles: diretor de “Cidade de Deus” e “O Jardineiro Fiel”.
  • Kleber Mendonça Filho: diretor de “Aquarius” e “Bacurau”.
  • Carlos Saldanha: diretor de animação responsável por “A Era do Gelo” e “Rio”.

Como funciona a fase de indicações?

A primeira etapa do Oscar é a votação para definir os indicados. Aqui, os membros da Academia votam apenas nas categorias relacionadas às suas especializações. 

Ou seja: atores indicam atores; diretores indicam diretores e roteiristas indicam roteiros. Profissionais técnicos votam em categorias como fotografia, figurino e montagem​.

A única exceção é a categoria de Melhor Filme, em que todos os membros podem votar.

Depois da votação, a equipe responsável conta os votos e anuncia os indicados ao Oscar.A maioria das categorias tem cinco indicados, mas a categoria de Melhor Filme pode ter até 10 concorrentes​.

Como funciona a votação final do Oscar?

Por fim, com os indicados definidos, chega a hora da votação decisiva. Agora todos os votantes da Academia podem votar em todas as categorias, independentemente da sua área de atuação​.

Embora não seja obrigatório assistir a todos os filmes indicados, a academia incentiva os votantes a fazê-lo.

No entanto, na categoria Melhor Filme Internacional, só podem votar os membros que comprovadamente assistiram aos cinco filmes indicados​.

A votação ocorre de forma digital e secreta, sendo auditada pela empresa PricewaterhouseCoopers.

Assim, apenas dois membros da empresa conhecem os resultados antes da cerimônia e entregam os envelopes lacrados aos apresentadores.

Como os vencedores são escolhidos?

Na maioria das categorias, o vencedor é simplesmente quem recebe mais votos. Mas há uma exceção: a categoria de Melhor Filme segue um sistema chamado de votação preferencial​.

Como funciona a votação preferencial do Oscar?

  • Cada votante ranqueia os filmes indicados em ordem de preferência.
  • Para vencer, um filme precisa aparecer como primeira escolha em pelo menos 50% das cédulas.
  • O menos votado é eliminado se nenhum filme alcançar essa porcentagem.
  • Os votos do filme eliminado são redistribuídos para a segunda opção dos votantes.
  • Esse processo se repete até que um filme atinja a maioria dos votos​.

Agora que você sabe como funciona a votação, fica mais fácil entender as expectativas para o Oscar 2025. Mas, será que Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” conseguirão trazer a tão sonhada estatueta para o Brasil?