Prévia operacional

Braskem (BRKM5): vendas de resinas no Brasil crescem 3% no quarto trimestre de 2024

O desempenho positivo foi impulsionado pelo crescimento na comercialização de polietileno (PE) e polipropileno (PP)

Braskem - BRKM5

A Braskem (BRKM5) registrou um avanço de 3% no volume de vendas de resinas no Brasil no quarto trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.

O desempenho positivo foi impulsionado pelo crescimento na comercialização de polietileno (PE) e polipropileno (PP), reflexo direto da maior disponibilidade de produtos para venda no mercado interno.

Além do aumento no volume de vendas, a petroquímica apresentou uma elevação de 4 pontos percentuais (p.p.) na taxa de utilização de suas operações em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Braskem, esse avanço se deve, principalmente, à normalização das atividades operacionais após a parada programada de manutenção no polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, ocorrida no quarto trimestre de 2023.

Exportações da Braskem (BRKM5) crescem 10% na base de comparação anual

O volume de exportações da companhia apresentou um desempenho positivo, com um crescimento de 10% em relação ao quarto trimestre de 2023.

Esse aumento foi impulsionado pela maior disponibilidade de produtos para venda no mercado externo, o que permitiu à Braskem ampliar sua presença em mercados internacionais estratégicos.

Polietileno Verde

Outro fator de destaque foi o crescimento expressivo nas vendas de PE Verde, que avançaram 17,00% na base de comparação anual.

Esse aumento também está atrelado à maior oferta do produto no mercado, o que permitiu a ampliação da comercialização tanto no Brasil quanto no exterior.

O PE Verde desponta como um diferencial competitivo da Braskem (BRKM5), pois se trata de um biopolímero sustentável, produzido a partir de fontes renováveis, que tem ganhado crescente adesão entre indústrias que buscam reduzir sua pegada de carbono.