
A Isa Energia Brasil (ISAE4) anunciou a obtenção da licença de operação para a linha de transmissão aérea de alta tensão (345 kV) do Projeto Riacho Grande, concedida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
O projeto, conquistado no Leilão de Transmissão Nº 1/2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), representa um investimento superior a R$ 1 bilhão e deve aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para a capital paulista e a região do Grande ABC.
Isa Energia (ISAE4) detalha impacto econômico e infraestrutura envolvida
Durante a atual fase de obras, o empreendimento gera cerca de 2.000 empregos.
O Projeto Riacho Grande abrange 44,6 km de linhas de transmissão subterrâneas, mais nove quilômetros de linhas aéreas, uma nova subestação em São Caetano do Sul e a ampliação das subestações Miguel Reale e Sul.
A linha licenciada interliga as subestações de São Caetano do Sul, Ibiúna e Tijuco Preto, com passagem por Santo André e São Bernardo do Campo, o que permite o abastecimento de São Caetano pela geração da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior da América Latina.
Sustentabilidade e inovação no processo construtivo
A Isa Energia adotou métodos construtivos sustentáveis, como alteamento de torres, áreas reduzidas de trabalho e uso de guindastes e minimiza impactos ambientais.
Entre os destaques, a companhia lista a instalação de uma das maiores torres de transmissão do estado, com cerca de 120 metros de altura e 100 toneladas, equivalente a um prédio de 30 andares, situada próxima à Represa Billings.
A estrutura impressiona, comparável ao Edifício Copan, ícone arquitetônico de São Paulo, com seus 115 metros de altura.