Ações

Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico é indicado para assumir Copasa

Guilherme Duarte de Faria deixará o cargo por motivos pessoais, e governo de Minas Gerais indica novo nome para a presidência da Copasa

Fernando Passalio de Avelar é indicado para presidência da Copasa e, fundo com bandeiras do Brasil e Minas Gerais
Crédito: Pádua de Carvalho/Encontro)

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa (CSMG3) anunciou uma mudança em sua liderança. O atual diretor-presidente, Guilherme Augusto Duarte de Faria, manifestou interesse em deixar o cargo, alegando motivos pessoais.

Até que um novo nome seja aprovado, ele permanecerá à frente da empresa. 

O Governo de Minas Gerais, acionista controlador da companhia, indicou Fernando Passalio de Avelar para assumir a presidência da Copasa. 

Atualmente, Passalio ocupa o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico. A decisão ainda precisa ser avaliada pelo Conselho de Administração da empresa.

A saída de Guilherme Duarte de Faria acontece em um período de expansão da Copasa no estado de Minas Gerais. 

Ações da Copasa apresentam crescimento

Os papéis da Copasa (CSMG3) registraram uma valorização acumulada de 9,02% em 2025 e enquanto 19,6% nas últimas 52 semanas, superando o Ibovespa e o índice IEEX do setor de energia elétrica. 

Além disso, nesta quinta-feira (20), as ações da companhia recuam 0,13% a R$ 22,67 por volta das 13:46 (horário de Brasília). 

Privatização da companhia

As estatais Cemig (CMIG4) e Copasa (CSMG3) devem passar pelo processo de privatização em 2025, de acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro.

No entanto, essa operação será o grande foco da gestão de Romeu Zema (Novo-MG) no primeiro semestre de 2025.