A Genial Investimentos manteve sua recomendação de ‘manter’ para as ações da Auren (AURE3), após o primeiro resultado consolidado da empresa desde a aquisição da AES Brasil.
A recomendação, apesar do crescimento de 35% na receita líquida pro-forma, se deve à preocupação com a alavancagem financeira da Auren, que agora apresenta uma relação de 5,7x Dívida Líquida/EBITDA (lucro antes juros e amortizações) Ajustado.
De acordo com a Genial, a aquisição da AES Brasil resultou em um aumento substancial da dívida, e “a principal questão a ser observada será como a empresa conseguirá equilibrar sua alavancagem com a geração de caixa”.
A casa reforça: “O cenário macroeconômico, com a taxa Selic elevada e a previsão de juros em torno de 14,50% ao ano, poderá pressionar ainda mais os custos financeiros da companhia”.
Diante disso, as ações AURE3 operam em queda nesta terça-feira (25). Por volta das 10:50, os papéis caíam 5,76% a R$ 8,16.
Apesar dos desafios, a Genial destaca que a empresa mostrou progressos operacionais. “O aumento do volume comercializado e a entrada de novos ativos, como o Complexo Solar Jaíba e os parques eólicos Tucano e Cajuína, são sinais positivos”, afirmou.
No entanto, “o impacto do curtailment e a alta dos custos de energia são fatores que ainda precisam ser cuidadosamente monitorados”, completou a casa.
Além disso, a Genial destacou a diversificação do portfólio de geração da Auren, composta por 54% de energia hidrelétrica, 36% eólica e 10% solar.
Para a Genial, “essa diversificação deve mitigar riscos e proporcionar um retorno mais sólido, especialmente em momentos de volatilidade nos preços da energia”.
Apesar das incertezas em torno do endividamento, a Genial observou que “a empresa já materializou parte de suas sinergias, como a redução de custos administrativos, e está bem posicionada para continuar a execução de seu plano de integração”.
ℹ️ O que é recomendação manter? A recomendação ‘manter‘ indica que os analistas acreditam que o preço atual da ação está razoavelmente alinhado com seu valor justo no mercado.
💹Em termos simples, essa orientação sugere que os investidores devem manter suas posições atuais, sem a necessidade de comprar ou vender as ações. É uma sinalização de que o valor da ação está estável no momento, e o analista não prevê grandes mudanças a curto prazo.