
O sonho de conquistar o Green Card e viver nos Estados Unidos pode se tornar realidade de uma maneira um pouco diferente. O governo americano anunciou um novo programa de imigração que permitirá a estrangeiros ricos obterem residência permanente ao adquirirem o chamado ‘Gold Card’ (vistos dourados) por US$ 5 milhões.
De acordo com Donald Trump na última terça-feira (25) a iniciativa pretende atrair investimentos e impulsionar a economia do país ao levar investidores milionários para o país.
“Pessoas ricas virão ao nosso país comprando este cartão”, destacou o presidente dos EUA. “Eles serão ricos e bem-sucedidos e gastarão muito dinheiro e pagarão muitos impostos e empregarão muitas pessoas. E achamos que será extremamente bem-sucedido e nunca foi feito antes”.
O que é o Gold Card?
De acordo com Trump, o Gold Card concederá não apenas um visto de residência permanente, mas também benefícios superiores ao tradicional Green Card.
Além disso, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, detalhou que o novo programa substituirá o visto EB-5, que permite a investidores estrangeiros obterem residência caso criem empregos ou financiem empreendimentos no país.
Assim, ele afirma que fraudadores têm explorado o EB-5, e o Gold Card adotará critérios mais rígidos de seleção.
Regras e funcionamento do programa
Porém, ainda não revelou todas as diretrizes. No entanto, veja alguns pontos que já estão confirmados:
- O custo para adesão será de US$ 5 milhões, pagos diretamente ao governo americano.
- O visto concederá residência permanente e poderá facilitar a obtenção da cidadania.
- Os interessados passarão por verificações de segurança antes da aprovação.
- O governo lançará oficialmente o programa nas próximas semanas e divulgará mais informações.
Países europeus vão na contramão
Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia recomendou que nações como Portugal, Espanha e Reino Unido restringissem ou descontinuassem seus programas de parecidos com o Gold Card devido a preocupações com segurança interna.
Diante desses questionamentos, Trump foi questionado se oligarcas russos poderiam se beneficiar do programa. “Sim, possivelmente. Conheço alguns oligarcas russos que são pessoas muito boas“, destacou.