
O ministro Alexandre de Moraes fez um pronunciamento enfático durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (25), em meio a rumores sobre possíveis sanções da Casa Branca pessoalmente contra ele. Em sua fala, Moraes rebateu críticas dos Estados Unidos e declarou que o Brasil não se intimida por pressões externas.
“Nós sabemos que as milícias digitais continuam, inclusive durante esse julgamento, tentampegar trechos para montar. […] Não perceberam que, se até agora não intimidaram o Poder Judiciário, não vão intimidar o Poder Judiciário, seja com milícias digitais nacionais ou estrangeiras”, declarou Moraes.
O que justificou a fala de Moraes?
O posicionamento do ministro ocorre em meio a uma ofensiva de aliados do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que defendem punições a autoridades brasileiras com a justificativa de que houve violação de direitos humanos em decisões judiciais no Brasil.
O empresário Elon Musk também critica Moraes publicamente e questiona se o magistrado possui propriedades nos Estados Unidos.
A Casa Branca discute aplicar a Lei Magnitsky, que autoriza sanções contra autoridades estrangeiras por supostas violações de direitos humanos.
A punição pode incluir bloqueio de bens e restrição de entrada nos EUA.