Acordo estratégico

Petrobras (PETR4) e Braskem (BRKM5) firmam parceria para estudos de captura e armazenamento de carbono na Bahia

O documento formaliza a intenção das empresas de explorar potenciais modelos de negócio na economia de baixo carbono, com foco na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera

Sobre o Apoio

Ipê Investimentos Investimentos Acessar site
- REUTERS/Peter Andrews/File Photo
- REUTERS/Peter Andrews/File Photo

A Petrobras (PETR4) e a Braskem (BRKM5) assinaram um Memorando de Entendimento para aprofundar estudos sobre projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS – Carbon Capture and Storage) na Bahia (BA).

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) pela Petrobras.

O documento formaliza a intenção das empresas de explorar potenciais modelos de negócio na economia de baixo carbono, com foco na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

As companhias buscarão avaliar, conjuntamente, aspectos técnicos relacionados à captura, transporte e armazenamento do CO2, bem como potenciais modelos de negócio entre as empresas. Essa iniciativa pode representar o desenvolvimento inicial de um hub na região, destacou a Petrobras, em nota.

Hub de captura: o que significa?

O conceito de hub prevê a captura do CO2 em diferentes fontes emissoras, como indústrias petroquímicas, refinarias, siderúrgicas e termelétricas, com transporte por uma malha de gasodutos interligada e otimizada, e possibilita o armazenamento seguro em reservatórios geológicos monitorados.

O que a Petrobras (PETR4) e a Braskem (BRKM5) buscam com o armazenamento de carbono?

Jair Toledo, gerente-geral de Concepção e Implantação de Projetos de Energias Renováveis da Petrobras, enfatizou que a adoção de um hub com infraestrutura conectada aumenta a viabilidade técnica e econômica da iniciativa.

O segmento petroquímico, uma das áreas em que a Petrobras pode agregar muito valor, tanto em parcerias de baixo carbono quanto em acordos comerciais envolve energia renovável, hidrogênio e seus derivados, além de combustíveis de baixa emissão, afirmou.

Mapeamento de reservatórios geológicos

A Petrobras já iniciou o mapeamento de reservatórios geológicos na base de Taquipe, a cerca de 80 km de Salvador, e avalia locais que possam integrar a infraestrutura do hub de CCS no estado.