Nesta sexta-feira (4), em meio ao anúncio das tarifas recíprocas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fala sobre a política monetária.
Powell afirmou que as tarifas provavelmente devem elevar a inflação nos próximos trimestres. Além disso, o presidente do Fed ressaltou que a autarquia está bem posicionado para esperar uma clareza maior antes de considerar ajustes na política de juros. No dia 19 de fevereiro, o Fed decidiu manter a taxa de juros entre 4,25% e 4,5%
Trump, por meio de sua rede social Truth Social, disse que “este seria o momento PERFEITO para o presidente do Fed, Jerome Powell, cortar os juros.”
“Ele está sempre “atrasado”, mas agora poderia mudar sua imagem — e rápido. Os preços da energia caíram, os juros caíram, a inflação caiu, até os ovos caíram 69%, e os empregos aumentaram, tudo isso em dois meses — UMA GRANDE VITÓRIA para a América. CORTE OS JUROS, JEROME, E PARE DE FAZER POLÍTICA!”, escreveu Trump.
Confira:
Tarifas de Trump
O presidente dos EUA anunciou na última quarta-feira (2), uma série de ajustes nas tarifas de importação de diversos países. Além disso, Trump impôs uma tarifa geral de 10% sobre todos os produtos importados.
Desde então, o mercado reage de forma negativa à guerra comercial iniciada pelo norte-americano. As bolsas de Nova York registraram sua pior queda desde 20 de março de 2020.
China, União Europeia, Canadá e outros países já se manifestaram sobre o tarifaço de Trump. Nesta sexta-feira (4), a China também impôs tarifas adicionais de 34% sobre todas as importações dos Estados Unidos. O Ministério do Comércio chinês afirmou que a nova alíquota passa a vigorar já na próxima quinta-feira (10).