
A Hidrovias do Brasil (HBSA3) comunicou nesta quinta-feira (10), que a Alaska Investimentos, gestora conhecida por sua atuação de longo prazo na Bolsa brasileira, reduziu sua participação na companhia para 25% do capital social — um total de 190,1 milhões de ações ordinárias.
Segundo a correspondência enviada à empresa, a movimentação representa uma alienação de papéis feita por meio de fundos sob gestão da Alaska.
Deste montante, 3,3 milhões de ações estão doadas em aluguel, o que reduz a participação efetiva para 24,56%, quando considerada essa movimentação temporária.
Participação da Alaska Investimentos na Hidrovias do Brasil
Apesar da venda, a gestora manteve uma posição expressiva em direitos de subscrição (HBSA1): são 73,4 milhões desses títulos em carteira.
A Alaska também afirmou não deter atualmente contratos de swap nem opções relacionadas às ações da Hidrovias do Brasil, o que sugere uma estratégia mais tradicional e direta na gestão de seus investimentos.
A gestora enfatizou que o movimento não tem como objetivo interferir no controle da empresa ou promover mudanças na administração:
“A redução da participação acionária tem por objetivo a mera realização de operações financeiras”, declarou a Alaska na comunicação oficial.