
Com dois feriados nacionais na mesma semana, muitos brasileiros se preparam para quatro dias consecutivos de descanso. Mas também vêm as dúvidas: bancos vão abrir no feriado da Páscoa? Correios funcionam? E os mercados?
A Sexta-feira Santa, celebrada em 18 de abril, e o Dia de Tiradentes, marcado para a segunda-feira, 21, são datas reconhecidas por lei como feriados nacionais.
Já o domingo de Páscoa, comemorado no dia 20, não é considerado feriado, assim como a quinta-feira anterior, 17, que permanece como dia útil.
Páscoa é feriado?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que empregados regidos por esse regime não devem trabalhar em feriados, a menos que haja compensação.
Caso a empresa exija a presença no expediente, o trabalhador tem direito ao pagamento em dobro ou à concessão de uma folga em outro dia da semana.
Há, no entanto, exceções. As empresas podem escalar profissionais que atuam em setores considerados essenciais — como saúde, segurança e transporte — para trabalhar no feriado da Páscoa, conforme prevê a legislação.
Como funciona o ponto facultativo?
Diferente dos feriados, o ponto facultativo não tem regra nacional e depende da decisão de cada instituição ou município. Isso vale, por exemplo, para repartições públicas, empresas privadas e escolas
Bancos e a B3 vão abrir no feriado da páscoa?
As agências de bancos estarão fechadas tanto na Sexta-feira Santa quanto no Dia de Tiradentes. O atendimento ao público segue normalmente até quinta-feira (17). Durante o final de semana (19 e 20), os bancos também não abrem.
A recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é que clientes antecipem pagamentos de contas com vencimento entre os dias 18 e 21. Os bancos permitirão que os clientes quitem esses boletos no primeiro dia útil seguinte, sem cobrança de multa.
A Bolsa de Valores brasileira, a B3, suspenderá suas atividades tanto no feriado da páscoa quanto o no Dia de Tiradentes. As negociações, registros e operações financeiras só retornam na terça-feira, 22, das 10h às 17h.
Funcionamento do Correios
As agências dos Correios estarão fechadas nos dias 18, 20 e 21 de abril. Em algumas localidades, serviços expressos como o Sedex Hoje poderão operar no sábado, dia 19, de forma limitada.