
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara para este mês de abril uma nova etapa do programa de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada.
A cerimônia de lançamento está prevista para ocorrer ainda em abril, com expectativa de participação de bancos privados na oferta do empréstimo.
Entenda como funciona o crédito consignado CLT
Desde 21 de março, trabalhadores formais já podem solicitar propostas de crédito consignado diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Para isso, vai ser necessário autorizar o acesso a dados pessoais, como nome, CPF, margem consignável e tempo de empresa.
As ofertas das instituições financeiras são disponibilizadas em até 24 horas.
O trabalhador pode analisar as condições e escolher a mais vantajosa, com a conclusão da contratação pelo canal do banco escolhido. O desconto das parcelas, feito diretamente na folha de pagamento, traz limite de até 35% do salário.
A partir de 25 de abril, as contratações também poderão ser feitas pelos canais eletrônicos dos bancos participantes.
Lançamento e expansão do programa
Batizado de “ Crédito do Trabalhador“, o programa foi lançado oficialmente em 12 de março, inicialmente com oferta apenas por bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
A nova fase, com inclusão de bancos privados, promete ampliar o alcance da iniciativa e aumentar a competitividade das taxas de juros.