Saúde

Creatinas: teste de qualidade da Anvisa aponta falhas em 40 produtos — só uma marca se salva; confira

Levantamento inédito mostra que apenas um produto atendeu integralmente os critérios de qualidade e rotulagem

creatina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, na última quarta-feira (23), que apenas uma marca de suplementos alimentares de creatina passou em seu teste de qualidade e critérios de rotulagem.

O relatório, que analisou 41 marcas, partiu de três aspectos fundamentais: o teor de creatina declarado na embalagem, a adequação das informações no rótulo e a presença (ou não) de matérias estranhas — como contaminantes ou resíduos inesperados.

Para garantir precisão, a Anvisa comprou potes de 300g, o formato mais comum do suplemento, e repetiu as coletas três vezes por produto.

O grande destaque foi a Creatine Monohydrate – 100% Pure da Atlhetica Nutrition, única que se saiu bem em todos os quesitos.

As demais 40 apresentaram falhas, principalmente na rotulagem: desde tabelas nutricionais incompletas até ausência de recomendações de uso.

A boa notícia é que esses erros, embora irregulares, não oferecem riscos diretos à saúde — mas precisam ser corrigidos.

Um dos produtos analisados também não apresentou a quantidade mínima exigida de creatina por porção.

A Anvisa optou por manter o nome da marca em sigilo por enquanto, já que o caso ainda está em fase de processo administrativo.

Marcas avaliadas:

MarcaProdutoFabricanteResponsável Legal
DARKLABPURE CREATINEBIOGHEN NUTRITIONPHOTON NEGÓCIOS DE SAÚDE E BEM ESTAR LTDA.
IRIDIUM LABSCREATINA FUELPRIMER LAB. DE DESENVOLVIMENTO E FABRICAÇÃO DE SUPLEMENTO ALIMENTAR LTDA.SUPLEY LAB. DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS LTDA.
MAX TITANIUMCREATINESUPLEY LAB. DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS LTDA.SUPLEY LAB. DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS LTDA.
PROBIÓTICACREATINA MONOHIDRATADASUPLEY LAB. DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS LTDA.CANIBAL INC LTDA.
PROBIÓTICACREATINA CAPS MONOHIDRATADASUPLEY LAB. DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS LTDA.SUPLEY LAB. DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS LTDA.
CANIBALCREATINY MONOHYDRATEMAKERPRO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES LTDA.CANIBAL INC LTDA.
MAX TITANIUMCREATINE MONOHIDRATADA (caps)SUPLEY LAB. DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS LTDA.SUPPLEMENT LABS LTDA.
Body Nutry SuplementosCREATINE 100% PURA – MICRONIZADA – MONOHIDRATADASUPPLEMENT LABS LTDA.PRO HEALTHY LABORATÓRIOS LTDA.
Body Nutry SuplementosCREATINE 100% PURA – MICRONIZADA – MONOHIDRATADASUPPLEMENT LABS LTDA.SUPPLEMENT LABS LTDA.

Melhora no cenário, mas ainda longe do ideal

A nova análise da Anvisa vem na esteira de polêmicas passadas envolvendo os testes da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), que já haviam acendido o alerta para a qualidade irregular dos suplementos de creatinas.

Em comparação com os levantamentos anteriores — que tiveram maior número de reprovações —, a Anvisa aponta uma possível tendência de autorregulação por parte da indústria.

Ou seja, os fabricantes podem ter se ajustado após a repercussão negativa dos resultados de 2022 e 2023.

Por que isso importa?

Apesar de sua venda ser liberada sem receita médica, a creatina é um suplemento que exige responsabilidade.

Popular entre atletas e praticantes de musculação, ela também é indicada para idosos e pessoas em tratamento de doenças musculares. Por isso, a confiabilidade do produto é essencial.

O consumo inadequado — seja por erro na dosagem ou falta de informação no rótulo — pode comprometer os resultados esperados ou até causar efeitos colaterais em alguns casos.

A orientação continua sendo: busque sempre a orientação de um profissional da saúde antes de iniciar qualquer suplementação.