Acesso não autorizado

XP informa vazamento de dados de clientes e saldos de contas

O episódio, de acordo com informações divulgadas pela instituição financeira, ocorreu no dia 22 de março

Logotipo da XP Inc. - XP Inc./Divulgação
Logotipo da XP Inc. - XP Inc./Divulgação

Na noite desta quinta-feira (24), a XP Inc., uma das maiores corretoras de valores do país, comunicou oficialmente a seus clientes que identificou um incidente de segurança que envolve um acesso não autorizado a uma base de dados mantida por um fornecedor externo.

O episódio, de acordo com informações divulgadas pela instituição financeira, ocorreu no dia 22 de março e foi imediatamente bloqueado após ser detectado pelos sistemas internos da companhia.

Informações sensíveis foram visualizadas, mas não houve roubo de senhas ou documentos

Conforme explicou a XP, o incidente comprometeu parcialmente a segurança de informações cadastrais e bancárias de seus clientes.

  • Foram visualizados dados como nome completo, número da conta, saldo, data de nascimento, endereço eletrônico, telefone, nacionalidade, estado civil, cargo, gênero, além de informações relacionadas aos produtos financeiros contratados — como cartão de crédito, previdência, consórcio, seguro e portabilidade de salário.

No entanto, a instituição garantiu que dados mais sensíveis, como senhas, CPF e dados biométricos, não foram acessados e seguem protegidos.

Nenhuma conta de cliente, seus recursos ou sistema interno da XP foram comprometidos, afirmou a corretora em nota oficial.

A empresa ainda informou que, por ora, não seria possível estimar o número exato de correntistas e investidores afetados, mas admite que todo o grupo XP pode ter sido impactado pela falha de segurança.

Providências imediatas e notificação às autoridades

Assim que o acesso indevido foi identificado, a XP bloqueou o ataque e iniciou um processo de investigação interna. As autoridades competentes foram notificadas do incidente. A corretora afirma cooperar integralmente com as investigações para que os responsáveis sejam identificados e punidos.

Além disso, medidas adicionais de segurança são implementadas nos sistemas internos e externos da empresa.

XP diz que não ser necessário trocar senhas

Apesar da gravidade do caso, a XP assegurou aos clientes que não existe a necessidade de realizar a troca de senhas ou desinstalar os aplicativos da empresa. Clientes podem continuar a usar sites e aplicativos normalmente, disse a nota.

Mesmo que os dados não tenham sido roubados ou transferidos para fora da infraestrutura da XP, a corretora alerta que clientes devem estar atentos a tentativas de fraude.

Golpistas podem se aproveitar das informações expostas para simular ligações telefônicas e enganar os clientes em falsos pretextos de segurança ou verificação de dados.

A XP não solicita dados de senhas, token ou qualquer código recebido por SMS ou e-mail. Se você ficar em dúvida sobre algum contato suspeito, procure nossos canais oficiais de atendimento, alertou a empresa.