A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou, na quarta-feira (17), o rating nacional de longo prazo A(bra)’ da 3R Petroleum (RRRP3) e de sua segunda emissão de debêntures. A perspectiva do rating corporativo se mantém estável.
Analistas pontuam que a pequena escala no volátil mercado de petróleo e gás limita o rating da petroleira.
Sua produção equivale a um número inferior a 75 mil barris de petróleo equivalente por dia (KBOE/D) e suas reservas provadas (1P) não chegam a 400 milhões de boe, embora distribuídas por uma base de ativos relativamente diversificada.
A agência espera forte crescimento da produção nos próximos anos, à medida que a companhia elimina gargalos de infraestrutura e seus projetos de revitalização avançam.
De acordo com a Fitch, a eficiência operacional também deve aumentar, em reflexo aos ganhos de escala, melhores condições de comercialização e sinergias operacionais.
A volatilidade da produção deve diminuir a partir de 2025, após manutenções corretivas em ativos recentemente adquiridos.
A Fitch acredita que a 3R vai manter um perfil financeiro conservador, com alavancagem líquida em torno de 2,0x em 2024 e abaixo disto a partir de 2025.