Empresas

B3 (B3SA3) entra em 14 índices da bolsa em 2024, com destaque no Ibovespa

Companhia é uma das 10 empresas com maior peso no principal índice do mercado brasileiro

. - Sede da B3, em São Paulo| Foto: GUSTAVO SCATENA/Divulgação
. - Sede da B3, em São Paulo| Foto: GUSTAVO SCATENA/Divulgação

A B3 (B3SA3) anunciou que está presente na nova carteira de 14 índices da bolsa em 2024, incluindo oito indicadores ESG.

A companhia também se destacou como uma das 10 empresas com maior peso no Ibovespa, o principal do mercado brasileiro. A nova carteira dos índices foi anunciada no dia 2 de janeiro e fica em vigência até 3 de maio de 2024.

A bolsa do Brasil integra a primeira carteira de 2024 de oito índices ESG, incluindo o ISE B3, principal índice de sustentabilidade do país. Os demais são o IGPTW B3, que reúne as melhores empresas para trabalhar, o IDIVERSA B3, de diversidade, o ICO2 B3, de carbono eficiente, e os índices de governança IGC B3, ITAG B3, IGCT B3 e IGC-NM B3.

Segundo a B3, os índices ESG ajudam a medir o avanço da agenda entre as empresas listadas e possibilitam que os investidores avaliem e mensurem suas estratégias de investimento por meio do acompanhamento desses indicadores.

Em 2023, o ISE B3 teve um aumento de 15% de empresas elegíveis que participaram do processo de seleção para a carteira 2024, demonstrando o crescimento da relevância desse indicador entre as companhias listadas.

Neste ano, a B3 apresentou evolução em seu desempenho no ISE, alcançando a 19ª colocação entre as 96 empresas participantes do processo – 78 delas entraram na primeira carteira de 2024.

“Estar presente nos principais índices ESG do país é um reconhecimento da adoção de práticas corporativas sólidas e do nosso compromisso com a sustentabilidade e a transparência. Para nós, da bolsa do Brasil, é um orgulho ver os reflexos da evolução da nossa jornada”, comenta César Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3.

Em 2023, a bolsa do Brasil realizou várias iniciativas com esse objetivo, como um programa para contratação de 10 pessoas dentro do espectro autista para as áreas de tecnologia, além de dar continuidade a outras ações afirmativas de contratação e desenvolvimento, como o programa de mentoria para mulheres na liderança, que direcionou 50% das vagas para funcionárias negras.

No ano passado, a B3 obteve a aprovação do Anexo ASG, que visa estimular a ampliação da representatividade em altos cargos de liderança nas companhias listadas, e lançou o IDIVERSA B3, primeiro índice de diversidade da América Latina que reúne empresas considerando critérios de gênero e raça-cor.

Em parceria com o Instituto Locomotiva e a iO Diversidade, lançou ainda o manual Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão – Guia de Boas Práticas, com o objetivo de ajudar as empresas na sua jornada nesse tema.