As vendas no varejo em novembro deste ano cresceram 0,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, mostrou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira, 11 de dezembro.
A alta interrompeu sequência de sete meses seguidos de queda.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 4,2%.
Em um mês marcado pela Black Friday, os macrossetores de Serviços e de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 1,2% e 1,1%, respectivamente.
Os segmentos que mais se destacaram foram os de Turismo e Transporte e Óticas e Joalheiras. Já o macrossetor de Bens Não Duráveis registrou queda de 0,1% no faturamento.
Nesse caso, o segmento de Livrarias e Papelarias registrou o resultado mais negativo. Efeitos de calendário contribuíram para o crescimento.
Novembro contou com uma terça-feira a menos e uma quinta-feira a mais que o mesmo mês de 2022. Tradicionalmente, quintas-feiras são um dia mais forte para o comércio.
“O mês de novembro foi impactado pela Black Friday. Vimos também o fortalecimento do aumento de vendas ao longo do mês, período apelidado de Black November. As promoções começam no início do mês e seguem até a semana da Cyber Week. Especialmente na sexta-feira, a Black Friday propriamente, o faturamento tem crescido ano após ano” afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.