Ações

CPFL (CPFE3) perde cerca de 50 mil unidades consumidoras de energia, após desastre ambiental no RS

Na última quinta-feira (9), 192 mil clientes estavam sem luz na região

CPFL (CPFE3) perde cerca de 50 mil unidades consumidoras de energia, após desastre ambiental no RS

A CPFL Energia (CPFE3) estima que entre 30 mil a 50 mil unidades consumidoras de energia elétrica de sua distribuidora gaúcha RGE "desapareceram" com as inundações no Rio Grande do Sul (RS), onde milhares estão desalojados com suas casas destruídas e cidades inteiras estão embaixo d'água.

Essa estimativa foi feita pelo CEO da companhia, Gustavo Estrella, em entrevista a agência Reuters.

Segundo Estrella, essa é a maior tragédia humanitária com a qual a empresa já se deparou, embora o número total de clientes que estão agora sem energia no Estado seja inferior ao registrado em outras ocasiões.

O executivo afirmou que a RGE chegou a ter 700 mil unidades sem luz em um forte temporal em janeiro, ante os 300 mil registrados no pior momento do evento atual.

"Não é que a casa alagou, não existe mais casa. Algumas cidades, principalmente do Vale do Taquari, vamos ter uma situação como essa, de clientes que vamos religar à medida que a casa ficar pronta… Terá que haver uma reconstrução da cidade para que depois a gente venha com a energia", disse o CEO à Reuters.

A RGE registrava, na última quinta-feira (9), 192 mil clientes sem luz, de um total de 3 milhões atendidos pela distribuidora no Estado. A companhia é responsável por cerca de 65% da energia consumida no Rio Grande do Sul, atendendo cidades do centro e sul como Canoas, Santa Maria e Caxias do Sul.

As cidades em pior situação são Canoas, Lajeado, Estrela, Roca Sales, Muçum, São Leopoldo, Gravataí e Nova Santa Rita, informou a distribuidora.

As informações são da agência Reuters.