Na próxima segunda-feira (20), a Petrobras (PETR3)(PETR4) vai efetuar o pagamento da primeira parcela dos dividendos referentes ao balanço de 31 de dezembro de 2023.
Os dividendos, calculados de acordo com a aplicação da fórmula da Política de Remuneração aos Acionistas, serão pagos com base na posição acionária de 25 de abril.
Já os dividendos extraordinários serão pagos com base na posição acionária de 2 de maio.
Os valores brutos dos dividendos por ação serão corrigidos pela taxa básica de juros Selic de 31 de dezembro de 2023 ao dia 20 de maio de 2024, conforme cálculos da atualização monetária demonstrados a seguir:
O valor correspondente à atualização monetária dos proventos incide imposto de renda (IR), conforme legislação vigente.
O pagamento vai ser efetuado pelo Bradesco (BBDC3)(BBDC4), instituição depositária das ações escriturais de emissão da petroleira.
Para os detentores de American Depositary Receipts (ADRs) negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), o pagamento vai ocorrer a partir do dia 28 de maio, por meio do JP Morgan Chase, banco depositário dos ADRs da Petrobras.
Os dividendos calculados de acordo com a aplicação da fórmula da Política de Remuneração aos Acionistas serão pagos com base na record date de 29 de abril e os dividendos extraordinários serão pagos com base na record date de 6 de maio de 2024.