O Grupo Mateus (GMAT3) anunciou, nesta quarta-feira (29), a celebração de um memorando de entendimentos (MOU) não vinculante para assumir o controle dos negócios do Novo Atacarejo.
A operação envolve a combinação das atividades da empresa com os estabelecimentos de atacarejo, varejo e atacado de distribuição do Grupo Mateus nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
No contrato, está previsto que, após a conclusão da potencial operação, o Grupo Mateus detenha 51,00% da nova sociedade resultante, enquanto o Novo Atacarejo ficaria com os 49,00% restantes.
Se a operação for concretizada, a nova sociedade resultante vai contar com 50 lojas em operação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, com a projeção de um faturamento bruto combinado de aproximadamente R$ 6,8 bilhões com base nos resultados de 2023.
Para conduzir a operação, o Grupo Mateus contratou o Banco Itaú BBA como assessor financeiro e o escritório Pinheiro Guimarães como assessor jurídico, enquanto o Novo Atacarejo engajou o Araújo Fontes como assessor financeiro e o escritório Machado Meyer como assessor jurídico.
Novo Atacarejo, renomada rede regional de atacado, registrou uma receita bruta de mais de R$ 4,5 bilhões em 2023. A empresa opera atualmente um moderno centro de distribuição e vinte e nove lojas distribuídas entre os estados de Pernambuco e Paraíba.
Contudo, a combinação com o Grupo Mateus ainda passa pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).