A Nexpe (NEXP3) comunicou que o seu conselho de administração aprovou uma proposta para submeter aos acionistas em assembleia-geral extraordinária (AGE) sobre a saída voluntária da companhia do segmento especial de listagem Novo Mercado, na B3.
Assuntos serão abordados no dia 22 de março, data da primeira convocação.
A administração entende que, considerada a atual situação financeira da companhia, a saída do Novo Mercado e migração para o segmento básico da B3 são medidas que estão alinhadas com a estratégia de diminuição de custos e simplificação da estrutura da companhia, e visam tornar sua operação mais eficiente, pela continuidade dos negócios de forma sustentada, bem como a implementação de seu plano de recuperação judicial, que aguarda homologação.
A administração propõe que sejam mantidas no Estatuto Social algumas disposições do Novo Mercado, como:
- – i) previsão do capital social ser composto apenas por ações ordinárias;
- – ii) previsão de tratamento igualitário entre acionista controlador e os demais acionistas da companhia em caso de alienação, direta ou indireta, do controle societário; e
- – iii) previsão de cláusula arbitral para a resolução de eventuais conflitos.
A deliberação sobre a saída voluntária do Novo Mercado com dispensa de realização de oferta pública somente pode ser instalada, em primeira convocação, com a presença de acionistas que representem, no mínimo, dois terços do total das ações em circulação da companhia.
Caso esse quórum não seja atingido, a assembleia-geral pode ser instalada em segunda convocação com a presença de qualquer número de acionistas titulares de ações em circulação.
A deliberação sobre a dispensa de realização da oferta pública deve ocorrer pela maioria dos votos dos acionistas titulares de ações em circulação presentes na assembleia-geral.