Ações

Serena Energia (SRNA3) irá reapresentar balanços financeiros de 2021, 2022 e 2023

Objetivo é adequar os resultados às práticas de mercado, com uma abordagem de apresentação que considera somente a marcação a valor de mercado para o mesmo período de liquidação

- Pixabay
- Pixabay

Serena Energia (SRNA3) informou nesta segunda-feira (18), que seu conselho de administração aprovou a reapresentação voluntária das demonstrações financeiras de 2021, 2022 e 2023 para refletir a mudança da política contábil de mensuração e registro das posições da carteira de contratos de comercialização de energia.

O objetivo é adequar os resultados às práticas de mercado, com uma abordagem de apresentação que considera somente a marcação a valor de mercado para o mesmo período de liquidação.

Anteriormente, a antiga Omega Energia adotava a abordagem de apresentação do fluxo contratado acrescido da marcação a valor de mercado.

A Serena destaca que essa alteração na abordagem não gera variação na posição líquida entre ativos e passivos, tampouco impacta o patrimônio líquido ou o efeito no resultado decorrente da marcação a mercado dos contratos apresentados.

A empresa diz que também fez reclassificação e abertura de determinadas contas e o ajuste do saldo de equivalência patrimonial, com contrapartida imaterial no resultado, nas demonstrações financeiras de 2022.

Nos resultados de 2021, a Serena procedeu à abertura dos saldos segregados entre ativos e passivos circulantes e não circulantes e efetuou o estorno de provisão de ativo imobilizado.