O custo dos produtos vendidos (CPV) de Tupy (TUPY3) no quarto trimestre de 2023 totalizou R$ 2,2 bilhões, valor que engloba custos da MWM, e que afetam a comparação anual.
O volume produzido no trimestre apresentou queda de 11,0% na comparação com o mesmo período do ano anterior, efeito da redução da demanda no Brasil e exterior, além da realização de iniciativas voltadas à geração de caixa.
As operações de montagem de motores de terceiros foram afetadas pela queda na produção de caminhões no Brasil, efeitos que levaram a menor eficiência operacional e diluição de custos fixos.
Como nos trimestres anteriores, a companhia observou a apreciação do Peso Mexicano na comparação anual (13,0% contra o quarto trimestre de 2022), o que impactou os custos nesta moeda, que representam cerca de 20% dos custos totais da companhia.
Esses fatores foram parcialmente mitigados por diversas iniciativas de redução de custos e despesas, além de ganhos de produtividade e sinergias capturadas.
O lucro líquido da companhia foi de R$ 160 milhões, aumento de 183,0% em relação ao ano anterior. O resultado deve-se, principalmente, à realização de créditos fiscais decorrentes de prejuízos fiscais e bases negativas de contribuição social de subsidiárias, no valor de R$ 96 milhões.
O EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ajustado pelo efeito de compra vantajosa, constituição e atualização de provisões e resultado de vendas do ativo imobilizado e inservíveis, atingiu R$ 250 milhões, com margem de 9,5%.