fbpx

Parceria r7.com

Olá, tudo bem?

Sou Cleide Rodrigues, especialista em investimentos (CEA), educadora financeira e fundadora do blog Universo Econômico. Tenho 18 anos de experiência no mercado financeiro, atuando em algumas das maiores instituições financeiras do Brasil.

Vamos ter um encontro semanal aqui no Space Money, nos quais abordarei os mais diversos assuntos que envolvem a educação financeira.

Você terá acesso a informações úteis e decisivas para o seu dia a dia!

O objetivo é ajudá-lo escolher seus investimentos de acordo com seu perfil e objetivos. Tudo isso sempre utilizando uma linguagem simples e direta, sem economês.

Portanto, para começarmos com o pé-direito, vou lhe revelar os 3 passos fundamentais para ser um investidor de sucesso!

Passo 1 – Onde começar a investir?

Muita gente, quando está começando a investir, pensa imediatamente em diversificação: “ações, multimercados, fundos imobiliários” …PARE! Preste muita atenção no que vou lhe falar agora (se possível, anote).

O primeiro passo para qualquer investidor, independentemente do perfil, é formar uma boa reserva de emergência, que é o acúmulo de dinheiro equivalente a, no mínimo, 6 meses das suas despesas mensais, para o caso de imprevistos. Essa reserva de emergência deverá ser alocada em investimentos de baixo risco e alta liquidez (que você poderá resgatar em qualquer momento), como, por exemplo: Tesouro Selic, Fundo Di Simples ou um CDB Di com liquidez.

Estamos na menor Selic da história: 6% ao ano! E o que você mais deve ter ouvido falar nas últimas semanas é: “Saia de investimentos conservadores!” Mas não podemos generalizar.

Lembre-se que o seu objetivo aqui é acumular patrimônio para formar a sua reserva de emergência. E, para isso, o foco é alta liquidez e baixo risco. Todo investidor de sucesso, independentemente do perfil, tem de ter a sua!

Passo 2- Tenha objetivos definidos.

Lembro aquela famosa frase do filme Alice no país das maravilhas: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve!” É exatamente isso.

Se você não definir um objetivo, na hora de diversificar os seus investimentos, o resultado será uma carteira de investimentos com inúmeros ativos e baixa rentabilidade.

Não caia nesse erro! Se você já formou sua reserva de emergência e vai começar a diversificar os seus investimentos, faça essa diversificação definindo um objetivo para cada investimento.

Passo 3- Conheça seu perfil de investidor

Os investidores são classificados basicamente em:

  • Conservadores: não se sentem confortáveis com pequenas oscilações em seus investimentos;
  • Moderados: aceitam colocar um pequeno percentual da carteira em risco (até 20%) em busca de maiores retornos;
  • Arrojados: buscam retornos expressivos, portanto aceitam colocar até 40% do seu patrimônio em risco.

Aqui sempre gosto de frisar: não existe milagre! Quanto maior a rentabilidade, maior o risco ou falta de liquidez.

Portanto, se lhe oferecem alto retorno com liquidez e baixo risco, desconfie!

Minha dica final é:  se investimentos com risco te deixam sem dormir, ou se você fica na frente da tela do computador, o dia todo, monitorando cada oscilação, seu perfil é conservador; e por mais que digam que a bolsa de valores é o investimento da vez, e eu também acredito que seja, respeite sempre o seu perfil! Não existe rentabilidade que pague a sua tranquilidade!

No nosso próximo encontro vamos falar mais sobre a tão popular poupança. Será que a queridinha dos brasileiros é um bom investimento?

Até lá!


Publicidade

  • Aplicativo SpaceMoney



  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • © 2020 – SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. Todos os Direitos Reservados.
    A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.