Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:
Balanço das bolsas
O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (29), encerrando a semana no negativo e engatando a quarta perda mensal consecutiva, refletindo a desconfiança dos investidores com a situação fiscal do país.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,96%, aos 103.631,96 pontos, acumulando queda de 2,5 na semana e 6,6% em outubro. O volume financeiro foi de R$ 30 bilhões.
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em alta, com seus principais índices acionários renovando recordes históricos de fechamento.
Na Europa, os índices encerram o último pregão da semana sem sinal único, diante das atenções voltadas aos balanços corporativos e aos indicadores de países do continente.
Por fim, na Ásia, as bolsas fecharam sem direção única na sexta-feira, com parte delas pressionadas por ações de fornecedores da Apple, que divulgou resultados abaixo da expectativa.
Dólar
O dólar fechou em alta ante ao real nesta sexta-feira, em meio às preocupações com a situação fiscal do país.
A moeda teve valorização de 0,41%, sendo vendida a R$ 5,6476. Na semana, acumulou alta de 0,34%, enquanto no mês o avanço foi de 3,71%, elevando a 8,8% o ganho no ano.
Veja os assuntos mais importantes:
Greve dos caminhoneiros
Os caminhoneiros marcaram para essa segunda-feira (1) uma greve contra a política de preços da Petrobras (PETR3) (PETR4). Por volta das 8h (de Brasília), não havia qualquer tipo de bloqueio nas rodovias.
No final de semana, o governo federal conseguiu liminares na justiça para proibir que a categoria pare nas rodovias. Durante a madrugada, houve princípio de confusão no Porto de Santos.
Boletim Focus
Como ocorre toda segunda-feira, o Banco Central vai divulgar o Boletim Focus, relatório que apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, evolução do PIB e inflação.
*Em atualização
*Com informações da Investing.com, Reuters, Estadão e UOL